É por meio de um bom
atendimento que você pode fidelizar seus clientes e ter vantagens diante da
concorrência. O papel do atendente é prestar um serviço de excelência para
proporcionar uma experiência
satisfatória ao consumidor, especialmente nas farmácias, em que a interação
é fundamental para o sucesso das vendas.
Algumas qualidades
são essenciais aos profissionais, como qualificação, simpatia e conhecimento
sobre os produtos. O estabelecimento deve ter o compromisso com a qualidade de
vida do paciente e auxiliar no processo de escolha, propiciando informações
precisas para aumentar o potencial de vendas.
A forma como é tratado e até a solução para o problema
encontrado podem trazer contentamento e satisfação, o que gera indicações para outros potenciais clientes. Para ter uma
abordagem correta, apontamos quais erros devem ser evitados nesse processo.
1) Priorize um atendimento de
excelência
O cliente busca adquirir um medicamento ou produto capaz de
resolver uma necessidade relacionada à saúde e espera que a recepção seja o mais agradável possível. E um dos
obstáculos pode ser o despreparo do colaborador.
Às vezes não é a falta de conhecimento sobre as
especificações dos itens, mas há dificuldade de entender e receber a informação
com atenção, tratando do assunto de forma clara e sem falhas na
comunicação. Por isso, sempre avalie
qualidades do atendente, como responsabilidade, proatividade, confiança,
paciência, boa sociabilidade e comunicabilidade, entre outros.
Atenção meticulosa a todos
os aspectos do negócio é fundamental para estabelecer e manter uma excelente
reputação junto ao público-alvo, o que por sua vez atrai compradores e
impulsiona o sucesso do empreendimento. Investir em dedicação e comprometimento
é essencial para elevar continuamente o nível de satisfação dos consumidores.
2) Treinamento faz toda a diferença
Muitos estabelecimentos buscam formas de engajar o
funcionário, como em campanhas para melhorar a qualidade do atendimento.
O empresário deve saber que mais importante do que as vendas e metas
estabelecidas para o período, valorizar
as pessoas que fazem parte desse processo é fundamental para o sucesso do
negócio.
Pensando nisso, crie um bom ambiente de trabalho, para que
seus colaboradores se sintam bem para desempenhar seus papéis e fiquem
satisfeitos. Desta forma, conseguirão se relacionar
e comunicar melhor e isso repercutirá nas vendas.
Invista em
treinamentos constantes para capacitar a equipe em vendas e no
relacionamento interpessoal, além de nichos específicos, como para os
balconistas, sobre produtos comercializados. Os funcionários que conhecem o que
estão vendendo certamente estarão mais seguros para fazerem qualquer abordagem
ao consumidor.
3) Dê atenção ao cliente
A falta de atenção ao cliente é um dos principais erros e mais graves que
podem acontecer, pois pode passar a impressão de que o farmacêutico não está
preocupado com as suas necessidades, que são urgentes, em se tratando da saúde
das pessoas.
Atitudes como mexer no celular, no computador, conversas paralelas ou
prestar atenção em outra questão que não seja a pessoa que está em sua frente
em busca de um produto é improcedente naquele momento. Nesse
contexto, é crucial que toda a equipe seja instruída a receber os clientes com
interesse genuíno e atenção total, buscando resolver suas dúvidas e atender às suas solicitações. Este deve
ser o principal foco durante o expediente, priorizando o atendimento ao cliente
sobre outras atividades, como responder mensagens ou organizar prateleiras.
É fundamental, portanto, manter uma postura
cuidadosa, demonstrar bom humor, ser sorridente, prestativo e fornecer
informações precisas. A atenção é crucial, especialmente em um ambiente de
serviços de saúde, para evitar transmitir informações incorretas aos clientes.
4) Cuidado com a espera prolongada
Uma das reclamações mais frequentes sobre atendimento é o tempo de espera. Em horários de grande
movimento, é compreensível que seja difícil ser tão ágil e evitar que o cliente
espere um pouco. No entanto, é crucial evitar que esse tempo se torne
excessivamente longo, pois isso pode deixar os consumidores insatisfeitos, especialmente quando os atendentes
estão ocupados com outras atividades que não contribuem para o avanço da fila.
Esse cenário certamente afeta a credibilidade do negócio e
a probabilidade deles retornarem para futuras compras no estabelecimento.
Portanto, fica evidente a importância de cuidar
do atendimento prestado pelos farmacêuticos.
Saiba que as pessoas costumam estar sempre apressadas,
então um atendimento o mais rápido possível
melhora sua experiência de compra, e se for muito demorado, muitas vezes, o
consumidor vai embora e não retorna mais.
5) Preste atenção no
receituário
No quesito "falta de atenção" esse também é um
tema preocupante, já que o cliente está com o receituário em mãos e
espera exatamente o produto
descrito para o seu tratamento. Por isso, é preciso ter muito cuidado ao
receber uma prescrição médica. Cabe analisar todos os detalhes do medicamento e
estar atento a cada caso, interpretando da maneira correta as informações como
princípio ativo, dosagem, concentração, prazo de validade, etc.
Lembre-se que o cliente não possui esse tipo de
conhecimento, então é primordial que quem o atenda tenha e faça tudo com
atenção. Inclusive, porque alguns medicamentos exigem a assinatura do
farmacêutico, e nesses casos, a concentração deve ser redobrada, para que esse
tipo de item não seja disponibilizado ao consumidor sem a assinatura necessária.
Outra dica é demonstrar simpatia, manter uma postura positiva e ser
educado em todos os momentos. Entre as boas práticas para transmitir esses
valores estão a prontidão no atendimento, cumprimentos cordiais e um sorriso
acolhedor no rosto. O cliente deve
sentir-se valorizado e bem recebido em todos os contatos.
É crucial manter a equipe motivada e destacar constantemente a
importância de um atendimento excepcional para impulsionar o crescimento das
vendas e garantir a satisfação dos consumidores.
6) Ser insistente demais nas vendas
pode ser prejudicial
Certamente, o objetivo principal é aumentar as vendas, mas demonstrar
isso de maneira muito direta e incisiva pode deixar o consumidor
desconfortável. É essencial compreender
o comportamento do cliente, entender quais produtos ele procura e quais são
suas necessidades específicas. Tenha cautela e respeite o processo de compra de
cada um.
É recomendado oferecer algumas opções ou produtos relacionados, desde
que o cliente demonstre interesse ou esteja aberto a sugestões. No entanto, é
fundamental sempre deixá-lo à vontade
para tomar a decisão final, sem pressioná-lo ou tentar forçar a venda.
7) Não acompanhar o pós-venda
A maior parte das fidelizações
é perdida em uma farmácia devido à falta de atenção efetiva ao cliente no
pós-venda. Todo o esforço para garantir um bom atendimento durante a venda
perde seu valor se a empresa se mostra omissa diante de problemas relatados
pelos clientes após a compra de medicamentos.
Por este motivo, esteja atento à imagem que pretende transmitir ao público. Lembre-se que a
excelência e qualidade dependem também de solucionar questões da melhor maneira
possível, com cautela e simpatia.
Mesmo diante de clientes que estejam equivocados ou
expressando frustração, a abordagem mais eficaz para resolver a situação é ouvi-los com paciência, buscando
compreender suas preocupações e pensar cuidadosamente na melhor forma de
agir. Essa abordagem demonstrará interesse pelo que o cliente tem a dizer e
facilitará a compreensão mútua ao explicar de forma clara e transparente as
possíveis soluções para ajudar.
Outra atitude positiva é fornecer feedback para evitar a perda de clientes. Essa prática demonstra
comprometimento com o bem-estar do público e ainda gera avaliações ao serviço
prestado, utilizando uma escala de notas.
Um cliente fiel não
apenas retorna para fazer negócios com sua empresa, mas também recomenda seus
produtos e serviços a amigos e familiares, contribuindo para o crescimento das
vendas da farmácia.
Mesmo com preços
competitivos e produtos de alta qualidade dispostos de maneira atrativa, a
experiência do cliente ao entrar na loja em busca de um produto deve ser
positiva e satisfatória. Ao evitar erros e buscar constantemente melhorias no
atendimento, você conseguirá conquistar a lealdade de seus clientes e isso faz
toda a diferença em um mercado competitivo, estabelecendo relações de amizade
que vão além das transações comerciais.
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Crédito da imagem: iStock.com/AJ_Watt