A terceira maior data de vendas
do mercado está chegando! O dia dos namorados está aí e, com ele, vem a
oportunidade de aumentar as vendas em diversos estabelecimentos, sendo um deles
a farmácia. Mas será que os PDVs estão preparados para as demandas? Como estar
pronto para atendê-las?
De acordo com a diretora da Mind
Shopper, Alessandra Lima, a celebração é uma oportunidade de aumento de itens
na cesta e, consequentemente, do giro de produtos de várias categorias e do
faturamento total. O fluxo na categoria de saúde masculina, como um todo,
também deve crescer, portanto, existe oportunidade para a venda de todos os
itens desta categoria.
“A farmácia deve se preparar para
a data em todos os aspectos, desde o estoque dos itens chave, o abastecimento
da gôndola, a exposição de forma atrativa e a sinalização até a criação de
packs e descontos para compras combinadas”, explica Alessandra.
Estratégias de venda
Desde o princípio, a loja não
pode esquecer do básico muito bem feito – manter um sortimento completo e o estoque
abastecido, precificado e bem sinalizado. Alguns dos produtos mais consumidos no
Dia dos Namorados integram categorias que ainda geram constrangimento na hora
da compra, portanto, o shopper deve
conseguir realizar a aquisição sozinho, caso prefira.
Além disso, diversas categorias
podem ser ativadas nesta ocasião, desde aquelas mais óbvias até as mais
distantes:
Para presentear: perfumes, hidratantes e cremes;
Para curtir a dois: preservativos e lubrificantes;
Para mulheres: esmaltes, coloração, batom, shampoo, condicionador,
creme de tratamento e desodorante;
Para homens: lâmina de barbear, creme de barbear, gel/pomada para
cabelo e desodorante;
Para quem vai viajar: higiene oral, analgésicos, anti-hepático e
repelente.
A loja também deve se valer de
kits e, principalmente, de pontos extras (balcão e check-out) para lembrar o shopper
da compra. Algumas opções de packs que vendem bem na data são:
·
Preservativos de apresentações diferentes/
Preservativos + Lubrificantes
· Preservativo + Energéticos (cafeína, taurina
etc.)
·
Creme hidratante + Óleo corporal
·
Creme hidratante + Esmalte
·
Creme de barbear + Lâmina de barbear/ Desodorante
+ Perfume / Óleo de barba + Pomada para cabelo
·
Kit de escovas de dente + enxaguante bucal
Segundo Alessandra, além dos kits
de produtos, a farmácia pode utilizar promoções, especialmente, na categoria de
preservativos. “Podem ser em forma de ‘compre e ganhe’, assim como promoções de
compra conjunta”, inclui. E, principalmente, para compras online, pode ser
oferecido o frete grátis, por exemplo. Já em compras na loja física, vale
oferecer um desconto na segunda unidade ou num produto de categoria correlata.
Cross merchandising e
atendimento
Alessandra aponta que a perfumaria
é um ponto de grande circulação e levar uma comunicação de “você merece um
momento especial” pode agregar outros itens à cesta. “Um óleo corporal, um esmalte
novo, um creme de tratamento capilar etc. Itens masculinos nas categorias
femininas também podem funcionar, já que muitas vezes são elas quem compram
para eles, a exemplo dos perfumes e artigos de higiene pessoal”, destaca. Outra
categoria que pode ser explorada é a de analgésicos, já que ninguém quer que
uma dor atrapalhe a comemoração.
É essencial, ainda, que a loja
treine as equipes de balconistas e caixas para aumentar a interação e oferecer
itens adicionais. De acordo com a diretora da Mind Shopper, a venda deve ser
consultiva e não invasiva, substituindo abordagens tradicionais como “você não
quer levar um esmalte? Está em oferta!” por outras como “vejo que está levando
um óleo corporal. Você não merece um esmalte novo para completar o visual nesta
data especial? Eles estão em oferta!”.
Se a farmácia percorrer parte
deste caminho, com certeza, estará no rumo certo para aumentar o seu
faturamento. Não perca a chance de mantê-la abastecida e renovar o seu estoque
com a ANB Farma. Temos todos os produtos que o seu varejo precisa para vender
muito.