11 de junho de 2019

Dia dos Namorados: como agradar os casais com exclusividades para a data

Dia dos Namorados: como agradar os casais com exclusividades para a data

A terceira maior data de vendas do mercado está chegando! O dia dos namorados está aí e, com ele, vem a oportunidade de aumentar as vendas em diversos estabelecimentos, sendo um deles a farmácia. Mas será que os PDVs estão preparados para as demandas? Como estar pronto para atendê-las?

De acordo com a diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, a celebração é uma oportunidade de aumento de itens na cesta e, consequentemente, do giro de produtos de várias categorias e do faturamento total. O fluxo na categoria de saúde masculina, como um todo, também deve crescer, portanto, existe oportunidade para a venda de todos os itens desta categoria.

 “A farmácia deve se preparar para a data em todos os aspectos, desde o estoque dos itens chave, o abastecimento da gôndola, a exposição de forma atrativa e a sinalização até a criação de packs e descontos para compras combinadas”, explica Alessandra.
 
Estratégias de venda  
Desde o princípio, a loja não pode esquecer do básico muito bem feito – manter um sortimento completo e o estoque abastecido, precificado e bem sinalizado. Alguns dos produtos mais consumidos no Dia dos Namorados integram categorias que ainda geram constrangimento na hora da compra, portanto, o shopper deve conseguir realizar a aquisição sozinho, caso prefira.

Além disso, diversas categorias podem ser ativadas nesta ocasião, desde aquelas mais óbvias até as mais distantes:  
 
Para presentear: perfumes, hidratantes e cremes;   
Para curtir a dois: preservativos e lubrificantes;   
Para mulheres: esmaltes, coloração, batom, shampoo, condicionador, creme de tratamento e desodorante;  
Para homens: lâmina de barbear, creme de barbear, gel/pomada para cabelo e desodorante;  
Para quem vai viajar: higiene oral, analgésicos, anti-hepático e repelente.  

A loja também deve se valer de kits e, principalmente, de pontos extras (balcão e check-out) para lembrar o shopper da compra. Algumas opções de packs que vendem bem na data são:  

·         Preservativos de apresentações diferentes/ Preservativos + Lubrificantes
·         Preservativo + Energéticos (cafeína, taurina etc.) 
·         Creme hidratante + Óleo corporal  
·         Creme hidratante + Esmalte 
·         Creme de barbear + Lâmina de barbear/ Desodorante + Perfume / Óleo de barba + Pomada para cabelo
·         Kit de escovas de dente + enxaguante bucal

Segundo Alessandra, além dos kits de produtos, a farmácia pode utilizar promoções, especialmente, na categoria de preservativos. “Podem ser em forma de ‘compre e ganhe’, assim como promoções de compra conjunta”, inclui. E, principalmente, para compras online, pode ser oferecido o frete grátis, por exemplo. Já em compras na loja física, vale oferecer um desconto na segunda unidade ou num produto de categoria correlata.  

Cross merchandising e atendimento  
Alessandra aponta que a perfumaria é um ponto de grande circulação e levar uma comunicação de “você merece um momento especial” pode agregar outros itens à cesta. “Um óleo corporal, um esmalte novo, um creme de tratamento capilar etc. Itens masculinos nas categorias femininas também podem funcionar, já que muitas vezes são elas quem compram para eles, a exemplo dos perfumes e artigos de higiene pessoal”, destaca. Outra categoria que pode ser explorada é a de analgésicos, já que ninguém quer que uma dor atrapalhe a comemoração.  

É essencial, ainda, que a loja treine as equipes de balconistas e caixas para aumentar a interação e oferecer itens adicionais. De acordo com a diretora da Mind Shopper, a venda deve ser consultiva e não invasiva, substituindo abordagens tradicionais como “você não quer levar um esmalte? Está em oferta!” por outras como “vejo que está levando um óleo corporal. Você não merece um esmalte novo para completar o visual nesta data especial? Eles estão em oferta!”.  

Se a farmácia percorrer parte deste caminho, com certeza, estará no rumo certo para aumentar o seu faturamento. Não perca a chance de mantê-la abastecida e renovar o seu estoque com a ANB Farma. Temos todos os produtos que o seu varejo precisa para vender muito.

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