O Dia dos Namorados está logo aí e, assim como outras datas comemorativas do calendário sazonal, o varejo farmacêutico pode (e deve) aproveitar a oportunidade. Antes de tudo, é preciso ter a consciência de que a farmácia é um local em que as pessoas podem comprar itens presenteáveis, sobretudo agora com a pandemia, em que algumas regiões ainda seguem com restrições de abertura total do comércio, mas como serviço essencial, segue aberta.
De acordo com a sócia-diretora da Mind Shopper, Alessandra Lima, na grande maioria das vezes, as pessoas não se direcionam ao canal com a intenção de compra de um presente, mas ao chegar lá e enxergar as opções, acabam comprando por impulso. “Kits com itens de cuidados pessoais podem ser explorados, além dos preservativos, que neste caso, são categoria destino”, explica.
Entre os produtos que se destacam para a ocasião, estão as fragrâncias femininas, que representam mais da metade dos presentes nesta data, trazendo oportunidades para o canal farma. Em seguida, aparecem as categorias de fragrâncias masculinas e produtos de cuidado com o corpo. O sortimento deve conter ainda preservativos e também os géis lubrificantes.
Pensando nos itens que proporcionam vendas em maior quantidade, é possível montar alguns kits para presentes direcionados tanto para as mulheres quanto para os homens, desde os de maior valor agregado, até os mais acessíveis, como por exemplo:
Para mulheres:
- Fragrâncias femininas + maquiagem;
- Cutelaria + maquiagem;
- Hidratante corporal + dermocosmético (BB Cream, água termal, entre outros);
- Xampu + máscara de tratamento capilar;
- Óleo corporal + hidratante corporal.
Para homens:- Fragrâncias masculinas + pós barba;
- Pós-barba ou sabonete líquido + desodorante;
- Pomada para os cabelos + pente de madeira.
É necessário fazer uma estimativa de quantos kits poderão ser confeccionados, considerar a validade dos produtos, embalagens em perfeito estado e a montagem dos conjuntos. “No caso dos kits, eles podem ficar na entrada da loja, checkout, balcão de medicamentos e ilha promocional”, recomenda Alessandra.
O varejista pode contar também com a ajuda da indústria para isso. Os fabricantes possuem um calendário promocional anual e desenvolvem kits promocionais com seus principais produtos por meio de promoções. Outra sugestão é oferecer algum benefício a partir de um determinado valor de desembolso, como um vale-compras ou um vale-iFood. “Não podemos nos esquecer que a pandemia ainda não terminou”, ressalta a executiva.
Na hora da exposição, Alessandra diz que vale explorar a visibilidade da categoria para a data. “O primeiro passo é agrupar todos os produtos relacionados ao tema em um mesmo local. O agrupamento de itens de uma mesma categoria incentiva a compra correlata e por impulso. Além do ponto natural, podem ser explorados os pontos extras.”
No que diz respeito aos preservativos, especificamente, a organização deve começar com acessórios correlatos, como os géis lubrificantes íntimos, produtos de higiene pessoal íntima, diversão erótica, seguidos dos preservativos. “Entre os itens, deve-se seguir o alinhamento por marcas, pois a compra está baseada na confiança do produto. O segundo momento de compra é sobre o benefício, pois o cliente procura por produtos que também tragam alguma sensação a mais. Portanto, a organização deve seguir por grupos de benefícios: clássicos, diversão, tamanhos, sensações e texturas.”
Crédito da imagem: Smederevac - iStock.