Seja porque costumam urinar mais
vezes ao dia, na tentativa de eliminar o excesso de glicose no sangue, ou pelas
alterações nos nervos do sistema autonômico, responsáveis pela produção de suor
e sebo, os diabéticos costumam ser mais propensos à desidratação e,
consequentemente, ao ressecamento da pele.
Rachaduras, então, tendem a
aparecer com mais frequência, aumentando a propensão de contaminação por
microorganismos, coceiras e lesões nesses pacientes que têm como agravante a dificuldade
de cicatrização. Essas lesões podem levar até a amputações que, em muitos dos
casos, teriam sido evitadas se analisadas precocemente e submetidas às
orientações corretas.
Por isso, além da importância de
sempre manter os níveis de glicose sob controle, é essencial que o farmacêutico
informe os pacientes sobre a necessidade de manter a hidratação em dia. “Oriente-os
a usar uma loção hidratante para a pele, evitando passá-la entre os dedos dos
pés, pois a umidade extra pode proporcionar o crescimento de fungos, a exemplo
de frieiras”, ensina Monica Lenzi, farmacêutica e educadora em diabetes.
Compostos prós e contras
Os profissionais da farmácia
também devem ter conhecimento a respeito dos compostos diferenciados dos cremes
indicados para quem tem a doença. De acordo com a educadora em diabetes, esses
hidratantes devem concentrar três tipos de moléculas: as oclusivas, que formam
uma película para impedir o ressecamento, as bactericidas e as umectantes, estas
atuantes na hidratação.
Monica Lenzi chama a atenção para
a contraindicação do uso de loções com ativos queratolíticos, que afinam a pele
levando-a à microdescamação. Segundo ela, hidratantes à base de ureia também
demandam atenção quando utilizados por este público. “Quando o produto tem até
10% de concentração deste composto orgânico, promove hidratação. Mais do que
isso, passa a ser esfoliante e pode lesionar ainda mais a pele de quem tem
diabetes”, alerta ela.
Área específica de exposição
Seja atrás do balcão ou nas
gôndolas, é importante que os itens destinados aos diabéticos tenham fácil
visualização. Isso porque, além da assiduidade desse tipo de cliente, a gama de
produtos é ampla e muito diversificada, incluindo monitores de glicose, canetas
para aplicação de insulina, seringas, agulhas, tiras para testes de glicemia,
almofada para assepsia com álcool a 70%, algodão, entre outros.
Produtos hidratantes específicos
devem aparecer em áreas anexas ou próximas, expostos em uma mesma prateleira,
assim como adoçantes e outros alimentos destinados a esse público. Desta forma,
o cliente entende que uma das áreas do PDV tem a finalidade de trazer uma
solução completa para a sua patologia.
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