Marketing farmacêutico: como fidelizar clientes em sua farmácia?
O marketing, com suas estratégias voltadas para manter um relacionamento com o seu público-alvo, é fundamental para quem quer prosperar no mercado! Mas você sabia que o marketing farmacêutico conta com regras específicas? São várias normas que devem ser respeitadas no marketing farmacêutico e no marketing digital da área da saúde. Sabendo disso, o blog da ANB preparou um conteúdo completo de como fidelizar seus clientes por meio das estratégias de marketing, mas sem desrespeitar as regras! Vamos nessa?
O que é marketing farmacêutico?
O marketing farmacêutico tem o objetivo de fidelizar os clientes de farmácias, drogarias e/ou empresas do setor. Esta é uma área especializada que se concentra, também, na promoção e comercialização dos itens e serviços relacionados à saúde, medicamentos e cuidados médicos. Mas vale destacar que é um setor altamente regulamentado. Ou seja, as estratégias devem equilibrar a ética, os dados científicos e a necessidade de comunicar efetivamente os benefícios dos medicamentos de modo consciente e transparente. Não à toa, órgãos como o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e os Conselhos Regionais de Farmácia (CRF) têm recomendações e regulamentos para o marketing farmacêutico.
Quais são as principais regras para o marketing farmacêutico?
Algumas das normas mais importantes para as estratégias de comunicação da farmácia são: - Observar as diretrizes da RDC 44-09 referentes à entrega por meio de delivery e tele-entrega de produtos farmacêuticos;- Limitar campanhas publicitárias apenas a medicamentos que demandem prescrição médica para uso;- Garantir que os medicamentos e produtos em foco possuam registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);- Em campanhas publicitárias, exige-se o nome comercial do medicamento, a substância ativa, advertências legalmente exigidas, indicação médica e o número de registro na Anvisa;- Adotar estritamente as regras governamentais de publicidade ao divulgar o programa “Aqui Tem Farmácia Popular”.
Como fazer estratégias para vender mais?
Assim como em outras áreas, as farmácias devem seguir as estratégias-base do marketing, incluindo branding, promoções, conteúdos nas mídias sociais, planos de fidelização, etc. Tudo para que elas consigam fortalecer a imagem, ter autoridade no setor e alcançar melhores resultados em vendas. Mas antes de tudo, é necessário: - Entender como os consumidores se comportam na sua farmácia;- Analisar o ticket médio do seu público-alvo;- Colher feedbacks dos seus clientes;- Observar a concorrência. Com essas informações em mãos e um bom orçamento financeiro é possível: - Sugerir estratégias para aumentar o número de clientes;- Desenvolver ações, promoções e iniciativas para atrair, convencer e manter clientes;- Criar publicidades;- Estabelecer estratégias para promoção e vendas. Lembre-se de que o planejamento financeiro deve estar em dia para que seja possível enxergar as possibilidades de investir em marketing farmacêutico. Afinal, existem diversas estratégias para ajudar a vender mais.
Como fidelizar os clientes por meio do marketing farmacêutico?
Como o marketing, em geral, prevê a fidelização dos clientes com suas estratégias, o marketing farmacêutico não é diferente. Algumas estratégias essenciais que ajudam as farmácias a se destacarem, atraírem clientes e construírem relacionamentos duradouros com seu público-alvo são:Trade marketing No contexto farmacêutico, o trade marketing diz respeito a um planejamento que tem como objetivo otimizar a exposição dos produtos, atraindo a atenção do consumidor no momento da compra. Nesta estratégia, é fundamental ter em mãos as informações sobre o dia a dia na farmácia, pois entender os hábitos de compra dos clientes é o ponto-chave para planejar ações específicas para influenciar positivamente a decisão de compra nas farmácias. Assim, por exemplo, pode-se fazer uma exposição estratégica de mercadorias, com aqueles produtos mais procurados na farmácia, chamando a atenção do cliente no momento em que ele pisa no PDV.
Marketing de conteúdo
Ter autoridade em um mercado competitivo é um enorme diferencial. Por isso, o marketing de conteúdo pode ser um grande aliado. No setor farmacêutico, é possível desenvolver blogs, vídeos educativos, infográficos e outros materiais informativos sobre saúde, bem-estar, uso correto de medicamentos e novidades na área. Com essa estratégia, a farmácia consegue repassar informações necessárias para o público, enquanto constrói confiança e garante autoridade no segmento.
Programas de fidelização
Esses programas visam a reter clientes, oferecendo incentivos, descontos ou benefícios especiais para quem realiza compras frequentes ou se mantém leal à farmácia. A estratégia pode ser feita por meio de cartões de fidelidade, acúmulo de pontos, descontos em produtos específicos ou serviços extras para clientes frequentes.
Sazonalidade
No setor farmacêutico, há períodos do ano em que a demanda por certos produtos aumenta significativamente. Por exemplo, em estações mais frias, há uma procura maior por medicamentos para gripes e resfriados. Por isso, estratégias sazonais podem ser aplicadas para antecipar essa demanda, oferecendo promoções específicas ou ampliando a oferta de produtos relacionados às necessidades sazonais dos clientes. Mas esse planejamento deve ser previsto com antecedência para que a farmácia não se atropele e não acabe com um acúmulo de estoque, que pode causar prejuízos financeiros.
Conteúdos nas redes sociais
Com a ascensão da tecnologia, o marketing farmacêutico também abraça o mundo digital. E é indicado ter presença nas redes sociais, visto que elas são excelentes plataformas para se conectar com os clientes. As farmácias podem usar esses canais para compartilhar dicas de saúde, notícias relevantes do setor, promover produtos e serviços, além de interagir diretamente com os consumidores, respondendo a perguntas e oferecendo suporte.
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Crédito da imagem: iStock.com/yacobchuk