O bom atendimento é
quase uma ordem quando nos referimos a qualquer tipo de estabelecimento
comercial. Mas a pergunta é: o que o atendimento deve ter para ser considerado
bom dentro do canal farma?
De acordo com a
especialista em GC, autora do livro Guia de Gerenciamento por Categorias e
sócia-fundadora da Evolution Consulting, Cristina Lopes, o bom atendimento
inclui limpeza e organização da loja e dos produtos – neste caso, por solução,
boa sinalização, oferecer resoluções eficientes em caso de indisponibilidade de
produto, prontidão, rapidez e eficácia no contato com o cliente e produtos em
estoque. “Às vezes, o PDV tem apenas uma unidade do produto para controlar
estoque e a impressão que passa ao cliente é de que a loja está quebrando, o
que pode fazê-lo optar pela concorrência”, alerta.
Cristina aponta a
sinalização como um dos problemas bastante recorrentes dentro do canal farma e
que há muito o que melhorar, desde o básico, como as sinalizações de corredor,
até a curadoria de categorias exclusivas de farma, a exemplo das vitaminas.
“Separação de cremes por idade, benefícios de cada tipo de vitaminas e
complementos, exposição de MIPs para crianças junto à categoria de infantis, e
não “perdidos” no meio dos produtos para adultos, e menção de produtos novos.
Pouquíssimo se faz para ajudar o shopper no PDV”, exemplifica a
especialista.
Equipes motivadas
A
motivação da equipe também é um grande diferencial do bom atendimento e permite
aos colaboradores prover as informações e soluções aos clientes com segurança e
excelência. Assim, investir em treinamentos constantes, em função do turn
over e das inovações dos produtos, é sempre uma boa indicação. Além disso, apostar
em técnicas de engajamento e motivação comportamental, como gamificação para
comparar a performance da loja com outras, de acordo com a avaliação dos
clientes, e em prêmios para os funcionários de destaque, podem gerar ótimos
resultados para o PDV e para a equipe.
”As pessoas são as responsáveis pela boa
experiência do cliente e não somente investir, mas valorizar as pessoas da loja
é fundamental para o negócio hoje e ainda mais no futuro. Os clientes estão
cada vez mais exigentes e, quando falamos de formação, não diz respeito apenas
ao bom tratamento da equipe com o cliente, mas do conhecimento de cada um dos
colaboradores. Devem ser experts dos produtos que vendem, verdadeiros
especialistas que vão orientar o shopper para a compra certa”,
contextualiza a especialista em GC.
Um pouco de
tecnologia
Além dos
dispositivos para o controle de estoque e de CRM ou cadastro de produtos, há
alternativas tecnológicas de gestão muito simples, porém frequente, que podem
ser revertidas em verdadeiros ganhos para a loja, como a criação de páginas em
redes sociais.
Nelas, entre tantas
outras possibilidades, pode-se apresentar os lançamentos ou os produtos em
destaque, como o item de uma determinada categoria mais vendido naquela semana
ou naquele mês, por exemplo. “O
mundo está cada vez mais transparente e as redes sociais têm papel importante e
devem ser cuidadosamente gerenciadas e acompanhadas pelos varejistas,
não devem apenas ser reativos às críticas, mas solicitar, inclusive, sugestões
de serviços que serão implementados, marcas, produtos etc.
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