Geralmente, a palavra marketing é associada somente à publicidade, mas vai muito além disso. Envolve iniciativas de comunicação e divulgação, mas também posicionamento perante o mercado, análise de público-alvo, planejamento de ofertas e serviços, estudo de expansão de unidades, logística de distribuição, sortimento e política de preços.
De acordo com a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), Teresa Cristina Charotta, a importância de um plano de marketing é primordial para identificar as forças, fraquezas da rede ou loja e as ameaças e oportunidades que o mercado proporciona. Desta forma, poderá estimular o empreendedor a estabelecer metas, objetivos com foco em resultados.
Com um plano de marketing em mãos, as farmácias podem alocar seus recursos de maneira ainda mais inteligente e certeira em seus investimentos. Para a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, um bom plano de marketing guia as empresas para diferentes objetivos de forma mais assertiva possível, cumprindo três etapas imprescindíveis: planejamento, implementação e avaliação.
O planejamento deve ser compartilhado com equipe, para que ela trabalhe, também, a favor dele, mas antes de tudo, os colaboradores precisam entender os reais benefícios do marketing para os negócios, que são: