O fim do ano traz diversas oportunidades para aumentar as vendas na farmácia. Com o verão, chegam as férias e com eles novas categorias se tornam protagonistas como a de proteção solar, dermo e higiene e beleza.
De acordo com Roberto Vautier, especialista em varejo na AGR Consultores, o canal farma possui muitas oportunidades no fim de ano, além dos protetores, bronzeadores e loções pós-sol. "Quase todas as categorias de higiene pessoal como hidratantes, desodorantes e sabonetes aumentam muito as vendas nesse período. Também tem um aumento de demanda os produtos depilatórios, os emagrecedores e os repelentes de insetos.”
Além disso, alguns medicamentos também apresentam forte entrada no canal farma nesse período como aqueles destinados ao tratamento de otites, logo que as piscinas e praias costumam ser mais frequentadas nesse período. “Aumenta também a procura por analgésicos contra dor de cabeça, antialérgicos, os produtos antidiarreicos e que combatem a desidratação, especialmente para crianças e idosos”, afirma Roberto.
Sortimento da farmácia no fim de ano
Roberto explica que, com tantos segmentos em destaque, é necessário que o estabelecimento foque em seu público-alvo para que não haja rupturas e sobras em estoque. “A farmácia deve ter indicadores de vendas de anos anteriores para ter o máximo de assertividade nessa calibração”, comenta.
Segundo o especialista em varejo na AGR Consultores, o grupo feminino representa mais de 60% dos shoppers do canal farma e 80% delas costumam visitar as lojas sozinhas. Esses dados costumam ser recorrentes, inclusive durante o verão, para boa parte das farmácias e drogarias. Logo, conhecer quais produtos são mais adquiridos por essa clientela auxilia os estabelecimentos a oferecerem os produtos certos e preços competitivos.
“Trabalhar a seção de dermocosméticos pode ser uma excelente ferramenta para aumentar o tempo de permanência na loja das mulheres e consequentemente ampliar a probabilidade de incremento no ticket médio”.
O especialista cita ainda algumas opções que podem ser ofertadas com o foco na família como loção para picadas de inseto, pinça para remoção de ferrão ou farpas, antissépticos, gazes, esparadrapos, antialérgicos, além de remédios para febre, enjoo e desidratação.
Organização e atendimento da loja
Para aumentar ainda mais as chances de conquistar os clientes e obter bons resultados, o farmacêutico precisa preparar o PDV e a exposição desses produtos. Roberto levanta alguns pontos que devem ser considerados como: participação nas vendas para determinar o espaço físico que será ocupado, seu giro e margem de lucro. Aqueles que possuem maior atuação nesse período merecem destaque e prioridade, sendo incluídos tanto no seu local habitual como também em um ponto extra.
Outra opção interessante que o especialista destaca para uma exposição ideal é a parceria entre varejo e indústria. “A indústria é capaz de fornecer informações que giram em torno do produto como o facing correto e hábitos de consumo do shopper enquanto que o varejista fornece dados atualizados de desempenho da loja (faturamento da categoria, venda volume dos últimos meses e composição de cesta), horários de pico e riscos de furtos”.
Além da apresentação, o atendimento também é um fator importante, logo que muitos clientes se sentem motivados a realizar a compra quando são bem recebidos pelo estabelecimento. O profissional comenta ainda que o treinamento é muito importante para que todos os funcionários estejam alinhados, afinal caso o cliente não esteja convencido de que está levando o produto que irá solucionar seu problema, ele tende a largar toda a sua cesta para buscar outra loja, ou seja, uma falha pode impactar toda a compra de um consumidor.
Estratégias para impulsionar as vendas
O profissional da AGR Consultores finaliza informando algumas maneiras que as farmácias e drogarias podem aplicar para obter resultados positivos. Confira as dicas e aplique-as no seu PDV nesse fim de ano: