O outono chega no dia 20 de março e muda o mix da farmácia, dando lugar aos MIPs indicados para as doenças da época e produtos de HB para os cuidados com a pele e cabelos que costumam a ficar mais ressecados por conta das baixas temperaturas.
Porém, por conta da pandemia do novo coronavírus, o comportamento de compras do público mudou. Agora, mais do que nunca, as pessoas tendem a ser mais rápidas e pragmáticas, tornando a ida à loja uma atividade eficaz. Assim, para ter um outono de sucesso, é preciso deixar os segmentos mais procurados bem expostos e facilitar a aquisição do cliente com agilidade e eficácia, além de não ter rupturas, conforme reforça Alessandra Lima, sócia-diretora da Mind Shopper.
Prepare a sua loja para vender mais no outono e, também, no inverno
De acordo com Alessandra, com a troca de estações, é fundamental repensar a exposição, deixando em relevância os itens que tendem a ter maior demanda no período e dar destaque aos lançamentos da nova temporada. Além de um aumento do espaço destas categorias, vale apostar em materiais de PDV e pontos extras, como pontas de gôndola, ilhas e totens para o checkout.
“Entre julho e setembro, os meses mais frios do ano, há um crescimento médio de 30% no volume de vendas dos segmentos de inverno e a antecedência permite que o abastecimento seja feito de maneira estratégica para que as compras não excedam a projeção de vendas. Por isso, é essencial analisar o histórico do ano anterior, considerar as oscilações provocadas pela pandemia e começar com pelo menos três meses antes”, alerta.
Sortimento de outono
A sócia-diretora da Mind Shopper explica que durante a época, a pele tem a tendência a ficar mais ressecada, tanto pelo fato da umidade relativa do ar estar mais baixa, como pelo aumento da temperatura do banho. Portanto, a procura por hidratante é, sem sombra de dúvidas, o que tem maior crescimento, nos meses mais gelados do ano. Os óleos corporais também passam a ser protagonistas, pois têm as propriedades de formar uma camada que reduz a perda de água e deixar a pele com toque mais aveludado, assim como o mix de colorações e esmaltes, atualizados com as cores da estação, tornam-se parte da cesta de compras da clientela.
Ao olhar a farmácia como um todo, Alessandra recomenda ter no estoque: