19 de março de 2021

Outono: venda muito com a nova estação

Outono: venda muito com a nova estação

O outono chega no dia 20 de março e muda o mix da farmácia, dando lugar aos MIPs indicados para as doenças da época e produtos de HB para os cuidados com a pele e cabelos que costumam a ficar mais ressecados por conta das baixas temperaturas.

Porém, por conta da pandemia do novo coronavírus, o comportamento de compras do público mudou. Agora, mais do que nunca, as pessoas tendem a ser mais rápidas e pragmáticas, tornando a ida à loja uma atividade eficaz. Assim, para ter um outono de sucesso, é preciso deixar os segmentos mais procurados bem expostos e facilitar a aquisição do cliente com agilidade e eficácia, além de não ter rupturas, conforme reforça Alessandra Lima, sócia-diretora da Mind Shopper.

Prepare a sua loja para vender mais no outono e, também, no inverno
De acordo com Alessandra, com a troca de estações, é fundamental repensar a exposição, deixando em relevância os itens que tendem a ter maior demanda no período e dar destaque aos lançamentos da nova temporada. Além de um aumento do espaço destas categorias, vale apostar em materiais de PDV e pontos extras, como pontas de gôndola, ilhas e totens para o checkout. 

“Entre julho e setembro, os meses mais frios do ano, há um crescimento médio de 30% no volume de vendas dos segmentos de inverno e a antecedência permite que o abastecimento seja feito de maneira estratégica para que as compras não excedam a projeção de vendas. Por isso, é essencial analisar o histórico do ano anterior, considerar as oscilações provocadas pela pandemia e começar com pelo menos três meses antes”, alerta.

Sortimento de outono
A sócia-diretora da Mind Shopper explica que durante a época, a pele tem a tendência a ficar mais ressecada, tanto pelo fato da umidade relativa do ar estar mais baixa, como pelo aumento da temperatura do banho. Portanto, a procura por hidratante é, sem sombra de dúvidas, o que tem maior crescimento, nos meses mais gelados do ano. Os óleos corporais também passam a ser protagonistas, pois têm as propriedades de formar uma camada que reduz a perda de água e deixar a pele com toque mais aveludado, assim como o mix de colorações e esmaltes, atualizados com as cores da estação, tornam-se parte da cesta de compras da clientela.

Ao olhar a farmácia como um todo, Alessandra recomenda ter no estoque:
 

  • Entre os MIPs: antigripais, analgésicos e antitérmicos; suplementos vitamínicos, com especial destaque para a vitamina C
  • Lenços descartáveis
  • Álcool em gel
  • Hidratantes para o rosto e o corpo
  • Coloração para cabelos com as cores de maior demanda da estação como preto, marrom, cobre e vermelho
  • Esmaltes
  • Soro fisiológico para inalação
  • Termômetros
  • Óleos hidratantes para o corpo
  • Protetores labiais
  • Inaladores, nebulizadores e umidificadores de ar
  • Máscaras de tratamento para cabelos

Estratégias para aquecer as vendas
Para que a farmácia aproveite a sazonalidade, é necessário que o estabelecimento esteja preparado para receber seus clientes com o mix correto e organizado. Dessa forma, Alessandra recomenda revisar o planograma das categorias, o que faz toda a diferença para produtos dessa fase do ano. 

Outra estratégia é ampliar o espaço desses segmentos, consequentemente diminuindo as mercadorias de verão, deixando-os em gôndolas bem localizadas e na altura dos olhos. Não esquecer dos pontos extras que geram lembrança de itens que não estavam na lista de aquisições do público. 

Alessandra também ressalta a importância do cross merchandising trabalhando com os correlatos. Por exemplo: vitaminas e lenços que fazem com que o shopper os associe automaticamente, elevando o ticket médio.

“Sem dúvida a experimentação e promoções são ações relevantes para esse período do ano. Artigos com finalidade hidratante, principalmente os cremes e as loções, ainda vendem muito por meio do sensorial, uma vez que as principais queixas dos consumidores são a consistência e o perfume. Portanto, uma ação que pode ajudar muito no incremento dos ganhos é a disponibilidade de provadores, já que facilitam para a pessoa encontrar o melhor item para o seu tipo de pele. Além disso, deve-se treinar a equipe para atender o público que, apesar de estar cada vez mais bem informado, tem muita dificuldade em entender as diferenças entre os produtos ofertados”, finaliza a sócia-diretora da Mind Shopper.

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Crédito da imagem: x-reflexnaja - iStock.

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