O que é phygital? Saiba como explorar
essa tendência em farmácias
A farmácia do futuro já está por aí e ela se dá pela união entre
os mundos físico (physical, em inglês) e o digital, ganhando dessa maneira o
nome de phygital.
Uma experiência de consumo híbrida, que busca integrar esses dois
universos e que virou tendência no mundo dos negócios, o phygital é uma
evolução na jornada de compra e não pode mais ser ignorado dentro das farmácias.
Uma prova disso é a expansão do e-commerce farmacêutico, impactada
primeiramente pela pandemia de Covid-19 e que aumentou a olhos vistos nos anos
seguintes, aderindo a um novo perfil de consumidor que busca, principalmente,
conforto, personalização e vantagens.
No primeiro semestre de 2023, houve alta de 25% de pagamentos online em
farmácias do Brasil
em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Visa
Consulting & Analytics (VCA).
Phygital,
o híbrido entre digital e físico
Um exemplo de experiência do phygital é a seguinte: o comprador,
antes de entrar em uma loja física querendo certo produto, – seja um
livro, telefone celular ou medicamento – ele pesquisa pela internet e compara
os preços do item na loja e no e-commerce.
Se o valor na loja digital estiver mais atraente, o consumidor
pode fechar negócio pelo site ou aplicativo, mas com o benefício extra de ter o
produto em mãos e levá-lo na hora. Assim, não é preciso aguardar dias até que o
produto seja entregue na casa do comprador.
E essa experiência de compra que reúne o físico e o digital já
pode ser considerada um hábito dos consumidores brasileiros.
Segundo a pesquisa Mobile
Consumer Survey 2023, da Airship, 83% dos entrevistados indicam que
acessam o celular quando estão em uma loja física para comparar preços.
O fim das barreiras entre os universos offline e online tem como
objetivo tornar a jornada de compra mais adaptada às preferências pessoais do
consumidor. A venda de um
produto passou de uma simples ação para se converter em uma “experiência”.
Pouco importa se o consumidor
comprar na loja, dentro do site ou com um vendedor em algum aplicativo de
mensagem instantânea, como WhatsApp. O fundamental é ele estar conectado com a marca e seus
produtos.
A chegada do phygital vem na esteira de diversas transformações
ocorridas nas áreas de
marketing e vendas nos últimos tempos, algo possível por meio de novas
tecnologias.
Tudo indica, dizem os
especialistas, que o phygital é um anúncio do que irá desembocar no varejo 5.0,
uma combinação de modelo de negócios, tecnologia, inovação, experiência do
cliente e rentabilidade.
O
que é omnichannel?
O phygital está intimamente
ligado a outro conceito, já um pouco mais “famoso” no comércio varejista: o omnichannel.
Segundo a definição
do Sebrae, “omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na
concentração de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de
fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline.
O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores”.
A ideia é se relacionar com os consumidores em múltiplos canais, e
assim atendê-los com eficiência em todo o ciclo de venda e pós-venda, por meio
de uma interação direta e padronizada, seja na loja física, loja online ou uma
central telefônica de vendas.
Como integrar o phygital às
farmácias?
Potencializar as vendas, melhorar a qualidade do atendimento
oferecido e proporcionar mais satisfação aos clientes são algumas vantagens
possíveis ao ampliar a experiência dos consumidores com o
phygital no varejo farmacêutico.
Mas como conseguir integrar esse conceito à farmácia? Veja algumas
dicas:
Conheça seu público
Para programar a interação entre físico e digital é essencial
conhecer como o público-alvo se comporta em canais de compra,
especialmente os digitais.
Um público mais velho provavelmente terá dificuldade com
interações complexas, enquanto consumidores das gerações mais novas não terão
muita paciência com o preenchimento de muitas informações para acessar
aplicativos.
Entendendo isso, fica mais fácil mapear o gosto do público e não
trocar os pés pelas mãos ao disponibilizar “tecnologia demais” ou “interação de
menos”.
Planeje ações presenciais e digitais
Se a ação de integrar o online e offline não é algo comum em sua
farmácia, é possível começar com medidas simples.
A disponibilização de um QR Code nas publicidades e materiais
físicos (revistas, pontos de ônibus, panfletos etc.), por exemplo, é uma
estratégia simples e que deve impactar de forma positiva o público.
Invista
em tecnologia
Sem ter à disposição as
ferramentas certas para integrar e centralizar a jornada do cliente,
dificilmente o phygital vai funcionar.
Preste atenção a soluções e
ferramentas como CRM, Inteligência Artificial e automação de marketing, pois
elas são perfeitas para reunir e centralizar os dados do comprador, que assim
poderá ter uma experiência válida.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Crédito da imagem: iStock.com/Wutwhanfoto