25 de fevereiro de 2021

PIX: quais as vantagens dessa tecnologia para o seu varejo?

PIX: quais as vantagens dessa tecnologia para o seu varejo?

Certamente você já ouviu falar do PIX, o novo sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central que vem transformando a forma dos brasileiros fazerem e receberem transferências, com uma operação mais simples, rápida, segura e econômica.

Mas, você sabia que o PIX também oferece vantagens se for implantado no seu estabelecimento? “Com a chegada do PIX, o varejo irá ganhar dinamismo no relacionamento comercial com seus fornecedores, que poderão receber os valores em tempo real, gerando maior exatidão na previsão de estoque e melhor gestão do fluxo de caixa para as farmácias”, afirma Roberto Vautier, consultor especialista em varejo da AGR Consultores. “Gradativamente, os PDVs irão observar redução das transações com dinheiro em espécie, trazendo mais segurança às lojas que, muitas vezes, são alvos de tentativas de assaltos e roubos”, acrescenta.

O especialista aponta que a adesão ao PIX pelo comércio irá criar uma melhor experiência de compra que, para os lojistas, pode culminar em mais transações e aumento do ticket mensal. “O canal farma deve incentivar seus clientes a utilizarem o PIX, oferecendo os mesmos descontos que seriam aplicados no débito ou em dinheiro, destacando a facilidade e a segurança da transação. Acredito que o PIX possa ganhar até 25% do mercado de transferências no Brasil, devido ao volume de cadastros já feitos - mais de 27 milhões - e pela parcela da população que se tornou bancarizada por conta do auxílio emergencial, que irá optar pela modalidade para receber e efetuar seus pagamentos”, declara.

Custo reduzido
Pessoas físicas e jurídicas podem realizar transferências por meio do PIX em tempo real, em qualquer dia da semana, horário e para qualquer instituição financeira - diferentemente de como acontece com as demais alternativas disponíveis, como o TED e o DOC.

A funcionalidade já está acessível nos aplicativos e internet banking de praticamente todas as instituições financeiras do país. Qualquer empresa, independentemente do porte, tem o direito de cadastrar até 20 diferentes chaves PIX - o dado necessário para enviar um PIX a alguém -, que pode ser o CNPJ, e-mail, celular ou um código aleatório, gerado pelo novo sistema.

“Para as organizações é praticável um custo por operação, decisão que ficará a cargo da instituição financeira responsável pela conta corrente. Entretanto, segundo o banco Central, as tarifas PIX são inferiores às taxas cobradas pelas redes compradoras de cartão (cerca de 1% do valor da transação)”, esclarece o consultor.

Já o consumidor final tem a oportunidade de realizar quantas aquisições quiser com o PIX, a qualquer momento, favorecendo a compra em farmácias 24h, por exemplo, com custo zero de operação. 

Com relação ao uso das famosas maquininhas, principalmente para vendas nas lojas, com pagamento parcelado, Roberto acredita que uma onda de cancelamento de contratos com as empresas operadoras venha ocorrer, apesar do PIX não oferecer a opção de parcelamento.

Os varejos precisarão fazer uma análise do volume de compras a crédito para entender se vale a pena abrir mão da maquininha. Se os descontos nas tarifas forem repassados aos clientes, é possível que haja uma redução dos parcelamentos em geral”, conclui.

Fique sempre de olho no nosso canal de notícias para manter-se atualizado sobre as principais novidades do mercado.

Crédito da imagem: Kanawa_Studio - iStock.

Compartilhe: