2019
já chegou e é preciso começar a pensar nas estratégias e no planejamento de
vendas para o novo ano. Organizar as metas desde já pode facilitar na hora de
escolher ações para alavancar suas vendas.
De
acordo com Cadri Awad, farmacêutico, sócio-proprietário e diretor de cursos do
Instituto Bulla, empresa especializada em varejo farma, quando se fala em
planejamento de vendas, vale lembrar de duas regras, apresentadas no livro “O
que importa é o resultado”, de Cristiane Correa. As regras dizem:
Regra
3: as métricas financeiras são as principais. Nada existe sem recursos
financeiros.
Regra
4: o problema é a diferença entre a situação atual e a meta.
“Esses
dois tópicos nos ensinam que não adianta estabelecer metas sem entender os
recursos que estão à disposição, é importante ter a situação atual
completamente mapeada e compreender onde se está. Metas são apenas números ou
discursos sem um plano de ação”, adiciona Cadri.
Planejamento de vendas: como começar?
Segundo Cadri, é fundamental que
o planejamento de vendas para 2019 comece pelo financeiro, com uma bela
projeção de fluxo de caixa. Dessa forma, é possível prever com alguma
antecedência como estará o caixa da farmácia. Com isso, o gestor consegue
montar uma estratégia de maneira realista e com condições de atingi-la.
Awad afirma que o maior desafio para o canal
farma no novo ano será o cenário de maior competitividade e exigência técnica e
administrativa. “Por mais que estejamos esperando um cenário econômico mais
positivo para 2019, mesmo que as prometidas medidas necessárias para destravar
a economia aconteçam, é evidente que não teremos um ano de 2019 fácil e marcado
pelo crescimento mais vigoroso que o varejo farma experimentou em anos anteriores”.
Portanto,
um bom caminho para as farmácias inclui as seguintes análises:
1.
Investir continuamente em capacitação na área administrativa,
trabalhando com indicadores e mantendo uma gestão financeira perfeita com
custos que respeitam o perfil da empresa;
2.
Olhar atentamente para o nível ideal de estoque
com relação à venda, garantindo um perfil de vendas com o mix de produtos de
acordo com o seu posicionamento e público;
3.
Incrementar as estratégias de precificação
visando atrair mais clientes e aumento do ticket médio;
4.
Investir em pessoas e processos;
5.
Estabelecer e eliminar os fatores que diminuem a
lucratividade da loja. Quem são eles?
6.
Impostos pagos em duplicidade;
7.
Perdas com diferenças entre estoque físico e
virtual (estoque real e estoque no sistema) e, ainda, itens vencidos;
8.
Despesas acima dos parâmetros admissíveis ao
perfil do negócio;
9.
CMV alto em função do perfil de vendas e mix
errado;
10. Ausência
de controle orçamentário e processos de fechamento e auditoria de caixas que
levam à redução significativa de receitas em relação à venda gerada.
“O
empresário necessita ter em mente que crescer é, sim, uma coisa positiva. Mas,
deve também entender que precisa crescer obtendo lucro e isso só irá acontecer
se os fatores que possam comprometer sua lucratividade forem eliminados”.
A ANB
Farma tem as melhores marcas do mercado e pode tornar o seu planejamento para o
novo ano mais completo. Conte conosco em 2019!