Uma das estratégias para movimentar e alavancar as vendas é investir em pontos extras em farmácias e drogarias.
“Além do ponto natural da categoria, o produto também pode ficar exposto em um local extra por um tempo determinado. Normalmente, o ponto extra fica em uma área nobre da farmácia e tem o objetivo de atrair mais consumidores”, explica a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso.
Por meio de ambientação e exposição diferenciadas, os pontos extras podem ficar espalhados em diversas áreas da farmácia. Desde o paredão dos dermocosméticos até os checkouts com cestas ou mesas. “O potencial de cada ponto extra vai depender do objetivo da exposição da categoria e/ou produto, seja para ativação de uma marca nova, impulsionar categoria sazonal ou até estimular as vendas casadas. Na prática, categorias de cuidados pessoais, e Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs), ou produtos de beleza, se encaixam facilmente em pontos extras”, exemplifica o consultor da Mind Shopper, Henrique J. L. Rego
Por serem itens mais comuns e de rotina, o executivo acredita que os produtos destinados aos cuidados pessoais são os mais recomendados para esse tipo de exposição. “Além disso, durante o inverno, pode-se espalhar os antigripais e outros medicamentos para tosse e febre em outros pontos da farmácia, por exemplo”.
No caso de produtos sazonais, pode-se fazer uso das vendas casadas para aumentar tanto o volume da cesta como também o tíquete médio, acrescenta Henrique.
Alguns exemplos de pontos extras