Uma nova estação das flores e muito calor está chegando e com ela, uma infinidade de novas possibilidades de vendas na farmácia.
De acordo com a conselheira do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar), Teresa Cristina Zanon, para obter sucesso na temporada é fundamental: avaliar o histórico de vendas das categorias que obtiveram sucesso ou baixa demanda na primavera anterior; comparar as vendas com o mesmo período do ano anterior; fazer um cruzamento de dados com o desempenho do mercado, via estudos de auditorias, como IQVIA, Close-Up e Nielsen, por exemplo, que são mensais; buscar fazer uma pesquisa junto ao seu cliente frequente e alinhar expectativas de preços e promoções; verificar na região em que atua o posicionamento da concorrência e ações que estão aplicando ao shopper; avaliar os fornecedores (indústrias/marcas) que representam 80% do faturamento da loja; analisar os estoques e a validade de produtos.
A sócia fundadora da Mind Shopper, Alessandra Lima, lembra que as categorias de primavera-verão são altamente impulsionadas por lançamentos e os pontos extras são de extrema relevância para a exposição desses itens, além dos pontos naturais. Elas têm maior potencial de venda se lembradas pelos consumidores. “Se eles veem os produtos expostos, se lembram daquele item, há o despertar de uma curiosidade e acabam comprando.”
Categorias que merecem destaque na temporada primavera-verão