Assim como a pele, o cabelo acaba sofrendo com as agressões do tempo gelado. Esse fator pode ampliar a demanda dos clientes por produtos para o cuidado com o cabelo durante o inverno, trazendo mais vendas para o canal farma. Por isso, nessa época, é fundamental manter o PDV abastecido com os principais itens da categoria de higiene e beleza para o tratamento dos fios.
Vale lembrar que, mesmo com o conturbado cenário político e econômico, o Brasil continua exercendo posição de destaque no consumo mundial de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, segundo dados da Euromonitor, publicados no Panorama 2016 da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). O país ocupa a quarta posição no gasto com o segmento no mercado mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. “Esse setor brasileiro que inclui saúde, beleza e bem-estar representa 7,1% do consumo mundial de itens para essa finalidade. Dessa forma, o país, apesar dos problemas econômicos, reforça sua importante participação nesse tipo de consumo”, comenta Lucas Portilho, diretor científico do Congresso Consulfarma.
Tatiana Ferrara Barros, consultora especialista em varejo, explica que, além do tradicional, como shampoos, condicionadores e máscaras que não podem faltar nos estabelecimentos o ano inteiro, é preciso investir nos produtos para o cuidado com o cabelo como os reparadores de ponta, silicones e óleos, pois ajudam a solucionar o frizz tão famoso durante a temporada gelada. “A umidade levanta aqueles cabelinhos que estão nascendo e grande parte das mulheres detestam isso e, assim, esses itens acabam sendo mais procurados”.
Composição do mix e sortimento dos produtos para o cuidado com o cabelo
De acordo com Tatiana, para compor o mix e o sortimento dos produtos para o cuidado com o cabelo, é necessário primeiramente verificar qual o público da farmácia e as marcas que mais se ajustam com o seu perfil. “Não adianta ter um monte de mercadorias que não giram, mas também não se pode perder vendas. Dessa forma, o mix precisa ser muito bem planejado. É essencial pesquisar quais as marcas de shampoos mais buscadas pelos clientes, pois dão uma boa pista de quais subcategorias devem compor o sortimento”.
A consultora ainda informa que existem diversos critérios de compra dos produtos para o cuidado com o cabelo, porém ser mais barato não é o principal já que os consumidores associam a qualidade ao preço. Por isso, Tatiana ressalta a importância de se avaliar o perfil dos shoppers da loja para entender a disponibilidade de renda. “Geralmente entendemos que o critério é sempre preço, mas isso não é verdade. Por exemplo: os reparadores contêm óleos, silicones ou ambos. Itens que contêm somente óleo são baratos, os mistos um pouco mais caros e aqueles com puro silicone são muito mais caros. Por outro lado, a grande preocupação é que o produto não deixe o cabelo oleoso, sendo assim, o mais caro será o melhor e ao explicar isso para as pessoas a questão do valor terá pouca relevância”.
Produtos para o cuidado com o cabelo no canal farma: exposição
Para aumentar as vendas dos produtos para o cuidado com o cabelo durante a estação, Tatiana recomenda uma exposição diferenciada que chame a atenção dos consumidores. A consultora orienta organizá-los por linha na sequência de uso: shampoo, condicionador, máscara, creme para pentear e reparador. “Essa ordem favorece a compra, pois ao adquirir um item, o cliente pode ter vontade de levar todos. Outra forma seria agrupar todos os reparadores, mas sugiro que seja feito na ponta de gôndola, além da exposição já mencionada”.
Outra dica dada por Tatiana é a criação de um espaço inverno com os produtos para o cuidado com o cabelo, pois como alguns não são essenciais (comparando com um shampoo), às vezes a pessoa esquece de comprá-los e ter um local de destaque pode lembrá-la.
Ampliando as vendas dos produtos para o cuidado com o cabelo
Como alguns dos produtos para o cuidado com o cabelo também são vendidos em outros tipos de varejo, a consultora reforça a questão do atendimento e orientação já que a farmácia permite essas duas possibilidades diferentemente dos demais canais. “Desse modo, o varejista deve estimular a equipe para atender e aconselhar os clientes. Além disso, conhecer os produtos para o cuidado com o cabelo é fundamental. Entender como são utilizados e dar dicas para o consumidor ajuda muito na venda e na fidelização. Portanto, o primeiro passo é o treinamento da equipe que necessita ser focado nas vantagens de cada item”, finaliza a consultora especialista em varejo.
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