O conceito do veganismo, que teve início na dieta alimentar e vestuário, rapidamente foi se envolvendo em diversas áreas e produtos do dia a dia, como cosméticos e entretenimento.
Os cosméticos veganos são aqueles que não possuem nenhum componente derivado de animais na formulação, como, por exemplo, cera de abelhas, mel ou lanolina (óleo extraído da pelagem da ovelha). Além disso, para serem veganos, os produtos não podem ser testados em animais.
A disposição do consumidor em usar esse tipo de produto tem crescido exponencialmente, fazendo com que as farmácias precisem se preparar para este novo mercado. De acordo com uma pesquisa realizada pela BHB Foods e Suplementos em parceria com a Decode, o interesse dos brasileiros pelo veganismo cresceu 941% nos últimos oito anos.
Neste tipo de canal de venda, os cosméticos são a classe de produtos em que mais se pode observar a prática do veganismo. Eles não possuem nenhum componente derivado de animais na formulação, como, por exemplo, cera de abelhas, mel ou lanolina (óleo extraído da pelagem da ovelha). Além disso, para serem veganos, devem ser impreterivelmente ‘Cruelty Free’, ou seja, não podem jamais ser testados em animais. Além disso, quanto mais naturais, menos agressivas são as formulações.
Os consumidores de cosméticos veganos pensam, principalmente, no bem-estar e na preocupação com os animais. Isso porque, muitas vezes, há sofrimento dos mesmos para extração das matérias-primas.
Portanto, para as farmácias, eles podem representar uma grande oportunidade. O varejo farmacêutico é conhecido pela credibilidade dos itens que oferece ao consumidor. Desta forma, produtos inovadores em formulações e tendências que agreguem valor na hora da compra cada vez mais serão aceitos por esse público.
Atualmente, existem marcas certificadas e brasileiras, disponíveis no mercado e que estão começando a ganhar destaque no País. As grandes empresas do mercado de cosméticos estão, assim, despertando para o veganismo e começaram, então, a lançar suas primeiras linhas totalmente livres de ingredientes de origem animal.
As marcas oferecem produtos tanto para as mulheres, quanto para os homens, como: xampus, condicionadores, máscaras de tratamento capilar, sabonetes, desodorantes, maquiagens, dermocosméticos, hidratantes, balms, cremes modeladores para os cabelos, entre outros.
É importante esclarecer que o cosmético vegano não é mais caro por ser vegano, ele é mais caro por ter uma qualidade superior. O que aumenta o valor do produto é sua composição diferenciada, além do modo de produção ser sustentável, que o coloca em um nível distinto dos que são produzidos em larga escala.
Como trabalhar com produtos veganos em farmácias e drogarias?
Eles devem estar sempre agrupados nas gôndolas para facilitar a compra, comunicando com uma linguagem clara seus diferenciais, tanto no corredor de produtos infantis, quanto próximo aos naturais e veganos, caso a loja já tenha esta segmentação.
A ANB tem algumas opções de produtos veganos em seu portfólio, não deixe de completar o mix da sua farmácia com esta nova tendência de consumo.
Entre em contato e faça o seu pedido.
Fonte: Pandora Personal Care
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