Não é segredo para nenhum varejista que o fim de ano é sinônimo de mais vendas para o segmento de proteção solar no canal farma. Porém, é possível aumentar os ganhos com esses produtos apostando no gerenciamento por categorias (GC).
De acordo com Fatima Merlin, diretora da Connect Shopper e consultora de varejo e shopper marketing, o GC é uma ferramenta extremamente relevante para desenvolver o setor, maximizando os resultados, já que melhora o mix e posiciona corretamente as marcas sob a ótica do cliente.
“Com isso, traz vantagens como adequação positiva dos níveis de estoque, redução de ruptura, proporciona uma experiência de compra mais efetiva e, consequentemente, a loja vende mais e melhor”, salienta.
Como aplicar o GC de proteção solar?
Fatima explica que o GC pode ser dividido em 3 etapas.
1 - PRÉ GC
Nessa fase, deve-se verificar os seguintes pontos:
- Tenha clareza de seu propósito: qual sua proposta de valor ao shopper e sua estratégia?
- Conheça o público-alvo: entender o seu perfil, comportamento, processo de compra e decisão, hábitos e necessidades. A diretora informa que é sempre preciso conectar a estratégia com o público-alvo para direcionar as ações em todos os pilares e “P´s”: produto (apontando qual o melhor mix), promoções, preços, prateleira, publicidade.
- Conhecimento do mercado, categoria e concorrência.
- Rever sua estrutura mercadológica (cadastro), segmentando corretamente a categoria.
- Definir indicadores chaves.
“O pré GC é extremamente relevante, pois são os pilares essenciais e fundamentais que irão dar sustentação depois ao plano em si”, salienta.
2 - GCDe acordo com Fatima, o gerenciamento por categorias propriamente dito envolve algumas fases. A primeira é a definição do segmento. No caso de proteção solar, Fatima afirma o quanto é importante criar uma solução para os clientes, por exemplo, reunir tudo o que ele precisa para os cuidados com o sol em um só local.
A segunda é o papel do segmento no estabelecimento, seguida da avaliação da situação atual do PDV, estabelecimento de metas, estratégias e execução do setor de proteção solar na loja. A outra etapa envolve efetivamente o produto, preço, promoção e exposição. Por fim, chega a parte da implantação e revisão da tática.
Falando especificamente de exposição, a diretora afirma o quanto é importante ter o shopper no centro das definições a fim de identificar sua árvore de decisão para organizar os itens de acordo com sua hierarquia de compra.
“Óbvio que a melhor forma de expor vai depender do perfil do varejista e do seu público, mas, no geral, quando se pensa nos protetores solares, é recomendado que os produtos estejam em um setor de cuidados com o corpo, dividindo a gôndola com itens para o rosto, hidratantes, protetores solares faciais e corporais, fechando com repelentes, seguindo o fluxo do cliente. Dentro de proteção solar, a separação se dá por marcas, posicionando do maior para o menor valor agregado, abrindo com rosto e depois corpo”, ensina.
3 - PÓS GCAqui chega o momento da auditoria, para analisar se o planograma está sendo cumprido, além da avaliação dos resultados.
“O grande desafio do varejo atual é sair da venda de produtos e pensar em soluções pela ótica do cliente, é olhar as suas necessidades, pois assim, além da categoria em si, conseguirá ter ganhos com os demais itens correlacionados com a estação”, finaliza a diretora.
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