Comemorado
em 25 de outubro, o Dia Nacional da Saúde Bucal é uma boa data para orientar os
clientes sobre os problemas bucais e, também, aumentar as vendas do PDV
trabalhando o segmento de higiene oral de forma assertiva.
Segundo
Adriana Grijó, gerente de marketing da GUM no Brasil, de acordo com dados da
Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
(ABIHPEC), o país passou da quarta para a terceira posição mundial no mercado
de produtos para higiene bucal em 2017 e as farmácias são os principais pontos
de venda de itens de higiene oral, até por oferecerem uma maior variedade.
“As
pessoas cada vez têm menos tempo e querem soluções mais práticas para tudo, os
aplicativos de compra online e de entrega em casa estão aí para provarem isso.
Desse modo, a oferta de um portfólio amplo e do regime completo de artigos para
higiene oral facilita muito as aquisições dos indivíduos que vão às lojas, além
de alavancar as vendas”, adiciona Adriana.
Trabalhando
a categoria de higiene oral em 4 passos
1 – Como
elaborar um bom sortimento?
A gerente de marketing da GUM no Brasil
informa que, de uma maneira geral, as categorias básicas como escovas e cremes
dentais não podem faltar por serem os mais procurados, mas essa questão vai
muito além. A missão de compra dos clientes irá determinar o melhor sortimento,
assim como se as aquisições são feitas para família ou individuais, por
exemplo.
2 – Diante
de tantas variedades, qual a melhor forma de expor o segmento de higiene oral?
Para
Adriana, é válido estudar o perfil do público que frequenta o estabelecimento
para adequar a melhor exposição, porém afirma que a categoria de higiene oral
se beneficia muito ao ficar nos corredores com grande movimento e sendo organizadas
nas pontas de gôndola e próximo ao caixa. “A dupla exposição é uma ótima
estratégia para os varejistas e indústria impulsionarem as vendas. Mas, acima
de tudo, essa iniciativa também tem o intuito de ajudar a pessoa que vai às
compras, lembrando-a de outros artigos”.
3 – Aproveite as oportunidades que o setor de
higiene oral traz para o canal farma
De
acordo com a gerente de marketing da GUM no Brasil, os consumidores em geral se
preocupam cada vez mais com a saúde e bem-estar. Por outro lado, o mercado de
higiene bucal cresceu nos últimos anos baseado nos produtos como pasta e escova
de dente, fio dental e enxaguatório. “Os
segmentos básicos costumam ter mais demanda, mas o canal farma é muito buscado
para a pesquisa de novidades. Assim, os itens que são inovadores bem como
marcas que estão chegando, como a GUM, são muito procurados nas farmácias. Nós
da Sunstar GUM vemos uma oportunidade enorme para inovação na categoria de
higiene oral que traga reais vantagens para a clientela”.
4 – Invista
também nos produtos fixadores e limpadores de próteses dentárias
Você
sabia que atualmente 39 milhões (1) de pessoas usam próteses dentárias
no país, sendo que 1 em cada 5 tem entre 25 e 44 anos (1)? Impactados
por tabus e estigmas, esses milhões de brasileiros passam por situações
inimagináveis. Para aqueles que estão em fase de envelhecimento, a perda
dentária é a segunda questão que mais afeta a qualidade de vida, atrás apenas
das dores no corpo, de acordo com a pesquisa “Percepções latino-americanas
sobre perda de dentes e autoconfiança”, encomendada por Corega e realizada pela
Edelman Insights.
Por
isso, é importante entender as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que
perderam os dentes e ajudá-las a encontrar um bom especialista que as auxilie
na escolha de uma prótese adequada, de boa qualidade, conforme explica
ondontogeriatra Tânia Lacerda, membro da Câmara Técnica de Odontogeriatria do
CROSP - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Para Tânia, é
fundamental que os indivíduos tenham acesso à informação e conheçam os melhores
produtos disponíveis no mercado para confecção, fixação e limpeza das próteses.
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para abastecer o seu PDV com os principais itens do segmento de higiene oral.
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Referências
(1) IBOPE 2017