19 de outubro de 2018

Segmento de higiene oral: incremente as vendas do seu PDV

Segmento de higiene oral: incremente as vendas do seu PDV

Comemorado em 25 de outubro, o Dia Nacional da Saúde Bucal é uma boa data para orientar os clientes sobre os problemas bucais e, também, aumentar as vendas do PDV trabalhando o segmento de higiene oral de forma assertiva.   

Segundo Adriana Grijó, gerente de marketing da GUM no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o país passou da quarta para a terceira posição mundial no mercado de produtos para higiene bucal em 2017 e as farmácias são os principais pontos de venda de itens de higiene oral, até por oferecerem uma maior variedade.   

“As pessoas cada vez têm menos tempo e querem soluções mais práticas para tudo, os aplicativos de compra online e de entrega em casa estão aí para provarem isso. Desse modo, a oferta de um portfólio amplo e do regime completo de artigos para higiene oral facilita muito as aquisições dos indivíduos que vão às lojas, além de alavancar as vendas”, adiciona Adriana.   

Trabalhando a categoria de higiene oral em 4 passos   
1 – Como elaborar um bom sortimento? 
A gerente de marketing da GUM no Brasil informa que, de uma maneira geral, as categorias básicas como escovas e cremes dentais não podem faltar por serem os mais procurados, mas essa questão vai muito além. A missão de compra dos clientes irá determinar o melhor sortimento, assim como se as aquisições são feitas para família ou individuais, por exemplo.   

2 – Diante de tantas variedades, qual a melhor forma de expor o segmento de higiene oral? 
Para Adriana, é válido estudar o perfil do público que frequenta o estabelecimento para adequar a melhor exposição, porém afirma que a categoria de higiene oral se beneficia muito ao ficar nos corredores com grande movimento e sendo organizadas nas pontas de gôndola e próximo ao caixa. “A dupla exposição é uma ótima estratégia para os varejistas e indústria impulsionarem as vendas. Mas, acima de tudo, essa iniciativa também tem o intuito de ajudar a pessoa que vai às compras, lembrando-a de outros artigos”.    

3 – Aproveite as oportunidades que o setor de higiene oral traz para o canal farma 
De acordo com a gerente de marketing da GUM no Brasil, os consumidores em geral se preocupam cada vez mais com a saúde e bem-estar. Por outro lado, o mercado de higiene bucal cresceu nos últimos anos baseado nos produtos como pasta e escova de dente, fio dental e enxaguatório. “Os segmentos básicos costumam ter mais demanda, mas o canal farma é muito buscado para a pesquisa de novidades. Assim, os itens que são inovadores bem como marcas que estão chegando, como a GUM, são muito procurados nas farmácias. Nós da Sunstar GUM vemos uma oportunidade enorme para inovação na categoria de higiene oral que traga reais vantagens para a clientela”.
 
4 – Invista também nos produtos fixadores e limpadores de próteses dentárias 
Você sabia que atualmente 39 milhões (1) de pessoas usam próteses dentárias no país, sendo que 1 em cada 5 tem entre 25 e 44 anos (1)? Impactados por tabus e estigmas, esses milhões de brasileiros passam por situações inimagináveis. Para aqueles que estão em fase de envelhecimento, a perda dentária é a segunda questão que mais afeta a qualidade de vida, atrás apenas das dores no corpo, de acordo com a pesquisa “Percepções latino-americanas sobre perda de dentes e autoconfiança”, encomendada por Corega e realizada pela Edelman Insights.  

Por isso, é importante entender as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que perderam os dentes e ajudá-las a encontrar um bom especialista que as auxilie na escolha de uma prótese adequada, de boa qualidade, conforme explica ondontogeriatra Tânia Lacerda, membro da Câmara Técnica de Odontogeriatria do CROSP - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Para Tânia, é fundamental que os indivíduos tenham acesso à informação e conheçam os melhores produtos disponíveis no mercado para confecção, fixação e limpeza das próteses.   

Conte com a ANB Farma para abastecer o seu PDV com os principais itens do segmento de higiene oral. Faça já o seu pedido.   


Referências 
(1) IBOPE 2017

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