A proximidade dos dias mais quentes do ano reforça os cuidados necessários com a proteção contra queimaduras solares. O uso de protetor solar evita isso, além do fotoenvelhecimento e, consequentemente, os riscos do câncer de pele.
A médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Dermatologia e Cirurgia Dermatológica das Faculdades BWS, Dra. Seomara Catalano, lembra que existem diversos tipos de protetores solares disponíveis no mercado. Desde protetores em veículos mais leves para o uso diário até veículos mais pesados para uma exposição intencional e resistentes a água.
Para escolher um bom protetor solar é preciso que os consumidores levem em consideração o motivo da exposição (diário ou para uma viagem, por exemplo, com efeito mais duradouro e resistente a água. Sempre com um Fator de Proteção Solar – FPS – acima de 30 e, se possível com cor, que protege contra a luz visível.
Para otimizar as vendas de protetor solar durante a sazonalidade do verão, o ideal é que a categoria seja organizada seguindo a árvore de decisão do consumidor. O primeiro fator de decisão será a marca, dito isto, é essencial que a gôndola esteja dividida por Blocos de Marca onde cada marca tenha o espaço condizente com suas vendas ou seu potencial de venda.
Após essa blocagem, recomenda-se que os produtos faciais abram a categoria, estando posicionado na altura dos olhos. Eles devem ser organizados pela entrega de benefício, iniciando com os itens de entrega superiores até os mais essenciais. Após isso, seguem os produtos de soluções específicas, como linha kids e linha de bronzeadores, por exemplo.
Na sequência são expostas as loções corporais, que têm o FPS como um critério importante de ordenação. Os produtos devem ser organizados do maior fator de proteção solar para o menor: 70, 50, 30. Lembre-se de ordenar cada FPS pelo tamanho da embalagem, seguindo do maior para o menor: 400, 200 e 125 ml, por exemplo.
Quantidade ideal de aplicação de protetor solar