As vendas nas farmácias e drogarias tendem a crescer durante o verão devido a diversos fatores, como o 13º salário, festas de final de ano e a própria temperatura da estação. Mas para que o sucesso aconteça, os é preciso estar atento ao movimento e dar destaque nas gôndolas para as categorias com apelo sazonal, como: protetor solar, coloração, depilatórios, máscaras para tratamento capilar, esmaltes, suplementos e vitaminas e Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs).
É sempre importante analisar o histórico do ano anterior, para a definição correta do sortimento. De acordo com a consultora especializada em varejo farmacêutico, Silvia Osso, os produtos de inverno não saem totalmente do cadastro das lojas, eles apenas se adequam à demanda da nova estação. Já os de verão são comprados com foco nos próximos três meses baseados em dados e fatos obtidos no software do ponto de venda (PDV).
No que diz respeito à ambientação, todos os produtos devem ficar em seus pontos naturais na categoria e subgrupo adequado. “O layout da farmácia não deve ser alterado porque os clientes gostam de comprar em locais onde estão habituados e tem comodidade para efetuar suas compras”, revela Silvia.
Segundo ela, as pontas de gôndolas, os cestos, os cubos expositores e o checkout devem ser muito explorados com produtos de verão, bem sinalizados, com preços interessantes e ofertas tipo “leve 3 pague 2”. “A comunicação, por meio de sinalização visual, com chamada de promoções também deve ser estimulada.
A sócia fundadora da Mind Shopper, Alessandra Lima, lembra que essas categorias são altamente impulsionadas por lançamentos e os pontos extras são de extrema relevância para a exposição desses itens, além dos pontos naturais. Elas têm maior potencial de venda se lembradas pelos consumidores. “Se eles veem os produtos expostos, se lembram daquele item, há o despertar de uma curiosidade e acabam comprando.”
Ela pontua que há dois momentos de compra: para uso individual e para o uso coletivo da família, mais fortemente com a categoria de proteção solar, que o shopper compra itens específicos para o rosto, com uma performance melhor e benefícios agregados, e também, para a família, que seriam as embalagens maiores, para uso corporal. “Vale uma comunicação lúdica e visual, remetendo ao verão e também com características e benefícios dos produtos ou até mesmo, um apelo mais educacional, reforçando, por exemplo, a importância do uso do filtro solar.”
Entre os itens de maior demanda estão: