Não é segredo para nenhum comércio o quanto as datas comemorativas são fundamentais para ampliar as vendas. Agosto traz duas boas oportunidades para o seu PDV: o Dia Nacional da Farmácia, celebrado em 05/08, e o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês (09/08).
Confira algumas ações para realizar em ambas as datas e acelere os resultados da sua loja.
Dia Nacional da Farmácia
Nada como um dia só para elas, afinal, por conta do novo coronavírus, as farmácias reforçaram ainda mais o seu papel de estabelecimento de saúde.
Segundo Tatiana Ferrara Barros, farmacêutica e consultora especialista em varejo, a pandemia mostrou o quanto o varejo farmacêutico é um serviço essencial, pois as pessoas passaram a ver como esse canal tem importância para a sociedade, agregando valor ao ramo.
“Há ainda a questão dos testes de covid-19, o que aumenta mais sua relevância. Por fim, todos estamos torcendo para que a vacina contra o vírus seja disponibilizada o quanto antes e, nesse cenário, a farmácia poderá reiterar mais a sua função em prol da saúde, caso entrem no programa de vacinação, de alguma forma, fator que será uma grande oportunidade para o setor”, complementa.
Tatiana também informa que é possível aproveitar a data para atrair novos clientes e fidelizar os antigos com promoções exclusivas, por exemplo. Porém, do ponto de vista de vendas e marketing é muito interessante que a farmácia demonstre que está ligada à saúde e não somente a comercialização de produtos. Desse modo, é válido investir na prestação de serviços farmacêuticos, gratuitamente, para a comemoração.
Dia dos pais
Apesar do canal farma não estar associado aos presentes de Dia dos Pais, nesse momento que estamos passando, a loja é capaz de transformar-se em um local muito conveniente para as compras da ocasião. Tatiana comenta que muitos consumidores não irão querer ir aos shoppings, por exemplo, para adquirir os presentes, comportamento que pode gerar uma oportunidade de venda maior.
De qualquer maneira, a consultora ressalta o quanto é imprescindível chamar a atenção dos clientes para notarem que o estabelecimento oferece esse tipo de possibilidade, ou seja, fazer com que os shoppers enxerguem os itens presenteáveis assim que entrarem no PDV.
Uma dica é expor o produto já embalado, incluindo até um cartão, nas pontas de gôndola. Os materiais de comunicação também são primordiais. Vale apostar em cartazes, com fotos dos filhos abraçando os pais e peças com frases do tipo “presenteie seu pai/ mostre como seu pai é importante para você”, pois ajudam a sinalizar e fazer com o público que está na farmácia lembre da data, conforme explica Tatiana.
“Estar atento ao mix é outro modo de incrementar os ganhos. A categoria de higiene e beleza é a principal quando o assunto são os presentes: artigos para barbear e linhas masculinas de cuidados com o cabelo, contemplando shampoo, gel, pomada entre outros. É fundamental investir nos kits de HB já prontos ou até mesmo montá-los, não esquecendo das embalagens”, finaliza.
Quer arrasar nas vendas no mês de agosto? Entre em contato conosco e prepare sua loja para as datas.