Análise de dados: use informações
para melhorar o faturamento da farmácia
Conjunto de métodos e processos utilizados para formar uma melhor
compreensão das informações coletadas, a análise de dados inteligentes pode ser
utilizada em diversas áreas, inclusive no varejo farmacêutico.Ao obter informações úteis e identificar padrões de compra, a
farmácia consegue tomar melhores decisões e maximizar o faturamento, não
ficando para trás perante a concorrência em uma área que, no primeiro semestre
de 2023, viu um avanço de 13,7% nas vendas em
relação ao mesmo período de 2022,
em se tratando das grandes redes farmacêuticas.
Como as perspectivas para o
varejo farmacêutico para 2024 são ótimas, as farmácias que se abastecerem de
informações e utilizarem a análise de dados de consumo de maneira competente
vão sair na frente da concorrência.
O que é análise de dados?
Ao fazer o processo de análise de dados, é possível verificar,
compreender e – mais importante de tudo –, transformar um conjunto
específico de dados em informação.
Com o exame desses dados, a tomada de decisões é desempenhada com
melhor embasamento, uma vez que ela é feita em cima de evidências concretas e
objetivas, em vez de opiniões subjetivas, identificando necessidades com maior
precisão e confiabilidade.
No comércio, por exemplo, as informações coletadas e analisadas possibilitam aos
gestores melhorar os serviços e fazer investimentos mais seguros na
loja.
Saber quais produtos vendem
mais e entender o perfil dos consumidores são benefícios incontestáveis da
utilização precisa da análise inteligente de dados.
Outros benefícios do
abastecimento de dados informativos, em geral, são:
●
Identificação de padrões e
tendências;
●
Previsão de resultados futuros com
base em dados históricos e atuais;
●
Revelação de insights inesperados ou
não intuitivos;
●
Avaliação do impacto de cenários
alternativos;
●
Aumento da eficiência e redução de
riscos;
●
Monitoramento contínuo de
desempenho.
Por que a análise de dados é
importante para as farmácias?
As farmácias não fogem à regra e também devem se abastecer de
dados para determinar os melhores caminhos para potencializar os lucros.
No varejo farmacêutico, a reunião e análise de dados consegue
demonstrar, por meio de relatórios elaborados em cima de informações precisas,
quais medicamentos têm mais saída para um
tipo específico de público.
Outros motivos para as farmácias se abastecerem de dados
analíticos são:
Atendimento
personalizado
Nem todo cliente precisa de
desconto para fazer a próxima compra, por exemplo, mas identificar quais
apresentam essa necessidade só é possível com o uso da inteligência de dados
para capturar informações. Ou seja, o estudo de dados permite:
●
Análise do perfil do cliente;
●
Segmentação dos grupos de consumidores;
●
Recomendação de produtos baseada em padrões de compras;
●
Antecipação de necessidades;
● Comunicação mais
direcionada, apoiada em informações como: idade, sexo, e
histórico de compras do consumidor.
Otimização de processos
Aumentar a eficiência
operacional e reduzir custos são resultados conseguidos a partir da análise de
dados, que aponta o que está correndo bem dentro da farmácia e o que precisa
ser melhorado.
Uma maneira de se conseguir a
otimização é por meio de um mapa de processos, uma representação
visual do negócio, mostrando todas as etapas, assim como
interagem uns com os outros.
A partir disso, é possível identificar oportunidades de melhoria, como: a reorganização de
práticas, a eliminação de tarefas dispensáveis e o emprego de tecnologias para
automatizar tarefas manuais.
Gestão de estoque
Programar melhor o estoque talvez seja um dos maiores benefícios
conseguidos com a análise de dados da farmácia.
Um estoque mal gerido traz excessos,
falta de medicamentos e produtos que tenham maior saída, custos adicionais de
armazenamento, perda de produtos que ficam obsoletos ou vencidos e outras
questões que interferem diretamente no capital de giro da farmácia e a colocam
em dificuldades financeiras.
Então, aproveite a análise de dados, ajuste os níveis de estoque e
a variedade de produtos e consiga assim a redução de custos e um consequente
aumento no faturamento.
Estratégias de precificação
A análise de dados pode ajudar a farmácia a determinar estratégias
de precificação que incluem pontos como análises de custo e de demanda, além do
monitoramento do preço dos concorrentes.
Desse modo, a farmácia ajusta seus preços para maximizar as
margens de lucro e aumentar o faturamento.
Como fazer a análise de dados?
A análise de dados pode ser realizada seguindo alguns passos
básicos. Veja os mais importantes:
●
Definição dos objetivos, pois é
importante ter clareza sobre quais necessidades da farmácia essa compilação de
dados quer identificar;
●
Em seguida, é fundamental reunir os
dados relevantes para a análise, em várias fontes, como: bancos de dados,
planilhas, sistemas de gerenciamento, pesquisas, registros históricos, entre
outros;
●
O próximo passo é a limpeza e a
preparação dos dados, com a remoção de dados duplicados ou inconsistentes, o
preenchimento de lacunas e a padronização de formatos;
●
Com a exploração dos dados, busca-se
o entendimento sobre a estrutura, identificação de padrões e tendências, com a
formulação de gráficos, tabelas e outras visualizações de dados para ajudar a
identificar insights;
●
Em seguida, é feita a análise
propriamente dita, com o uso de técnicas estatísticas, modelagem de dados,
mineração de dados, aprendizado de máquina e outras abordagens para extrair
respostas da pesquisa;
●
A interpretação dos resultados
obtidos é um passo muito importante, pois ela vai avaliar sua relevância para
os objetivos da análise, com a elaboração de conclusões, a identificação de
insights e a formulação de recomendações ou ações;
●
A comunicação finaliza o rol das questões
que cercam a análise de dados em farmácia. A apresentação de resultados envolve
a criação de relatórios, visualizações de dados ou outros formatos que ajudam a transmitir as descobertas de forma compreensível.
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Crédito da imagem: iStock.com/Martin-dm