06 de março de 2024

Análise de dados para faturar mais na farmácia

Análise de dados para faturar mais na farmácia

Análise de dados: use informações para melhorar o faturamento da farmácia

Conjunto de métodos e processos utilizados para formar uma melhor compreensão das informações coletadas, a análise de dados inteligentes pode ser utilizada em diversas áreas, inclusive no varejo farmacêutico.Ao obter informações úteis e identificar padrões de compra, a farmácia consegue tomar melhores decisões e maximizar o faturamento, não ficando para trás perante a concorrência em uma área que, no primeiro semestre de 2023, viu um avanço de 13,7% nas vendas em relação ao mesmo período de 2022, em se tratando das grandes redes farmacêuticas.
Como as perspectivas para o varejo farmacêutico para 2024 são ótimas, as farmácias que se abastecerem de informações e utilizarem a análise de dados de consumo de maneira competente vão sair na frente da concorrência.

O que é análise de dados?

Ao fazer o processo de análise de dados, é possível verificar, compreender e – mais importante de tudo –, transformar um conjunto específico de dados em informação.
Com o exame desses dados, a tomada de decisões é desempenhada com melhor embasamento, uma vez que ela é feita em cima de evidências concretas e objetivas, em vez de opiniões subjetivas, identificando necessidades com maior precisão e confiabilidade.  
No comércio, por exemplo, as informações coletadas e analisadas possibilitam aos gestores melhorar os serviços e fazer investimentos mais seguros na loja.
Saber quais produtos vendem mais e entender o perfil dos consumidores são benefícios incontestáveis da utilização precisa da análise inteligente de dados.
Outros benefícios do abastecimento de dados informativos, em geral, são:

●        Identificação de padrões e tendências;
●        Previsão de resultados futuros com base em dados históricos e atuais;
●        Revelação de insights inesperados ou não intuitivos;
●        Avaliação do impacto de cenários alternativos;
●        Aumento da eficiência e redução de riscos;
●        Monitoramento contínuo de desempenho.

Por que a análise de dados é importante para as farmácias?

As farmácias não fogem à regra e também devem se abastecer de dados para determinar os melhores caminhos para potencializar os lucros.
No varejo farmacêutico, a reunião e análise de dados consegue demonstrar, por meio de relatórios elaborados em cima de informações precisas, quais medicamentos têm mais saída para um tipo específico de público.
Outros motivos para as farmácias se abastecerem de dados analíticos são:
 
Atendimento personalizado

Nem todo cliente precisa de desconto para fazer a próxima compra, por exemplo, mas identificar quais apresentam essa necessidade só é possível com o uso da inteligência de dados para capturar informações. Ou seja, o estudo de dados permite:  

●     Análise do perfil do cliente;
●     Segmentação dos grupos de consumidores;
●     Recomendação de produtos baseada em padrões de compras;
●     Antecipação de necessidades;
●     Comunicação mais direcionada, apoiada em informações como: idade, sexo, e histórico de compras do consumidor.

Otimização de processos

Aumentar a eficiência operacional e reduzir custos são resultados conseguidos a partir da análise de dados, que aponta o que está correndo bem dentro da farmácia e o que precisa ser melhorado. 
Uma maneira de se conseguir a otimização é por meio de um mapa de processos, uma representação visual do negócio, mostrando todas as etapas, assim como interagem uns com os outros.
A partir disso, é possível identificar oportunidades de melhoria, como: a reorganização de práticas, a eliminação de tarefas dispensáveis e o emprego de tecnologias para automatizar tarefas manuais.
 
Gestão de estoque

Programar melhor o estoque talvez seja um dos maiores benefícios conseguidos com a análise de dados da farmácia.
Um estoque mal gerido traz excessos, falta de medicamentos e produtos que tenham maior saída, custos adicionais de armazenamento, perda de produtos que ficam obsoletos ou vencidos e outras questões que interferem diretamente no capital de giro da farmácia e a colocam em dificuldades financeiras.
Então, aproveite a análise de dados, ajuste os níveis de estoque e a variedade de produtos e consiga assim a redução de custos e um consequente aumento no faturamento.
 
Estratégias de precificação

A análise de dados pode ajudar a farmácia a determinar estratégias de precificação que incluem pontos como análises de custo e de demanda, além do monitoramento do preço dos concorrentes.
Desse modo, a farmácia ajusta seus preços para maximizar as margens de lucro e aumentar o faturamento.

Como fazer a análise de dados?

A análise de dados pode ser realizada seguindo alguns passos básicos. Veja os mais importantes:

●        Definição dos objetivos, pois é importante ter clareza sobre quais necessidades da farmácia essa compilação de dados quer identificar;
●        Em seguida, é fundamental reunir os dados relevantes para a análise, em várias fontes, como: bancos de dados, planilhas, sistemas de gerenciamento, pesquisas, registros históricos, entre outros;
●        O próximo passo é a limpeza e a preparação dos dados, com a remoção de dados duplicados ou inconsistentes, o preenchimento de lacunas e a padronização de formatos;
●        Com a exploração dos dados, busca-se o entendimento sobre a estrutura, identificação de padrões e tendências, com a formulação de gráficos, tabelas e outras visualizações de dados para ajudar a identificar insights;
●        Em seguida, é feita a análise propriamente dita, com o uso de técnicas estatísticas, modelagem de dados, mineração de dados, aprendizado de máquina e outras abordagens para extrair respostas da pesquisa;
●        A interpretação dos resultados obtidos é um passo muito importante, pois ela vai avaliar sua relevância para os objetivos da análise, com a elaboração de conclusões, a identificação de insights e a formulação de recomendações ou ações;
●        A comunicação finaliza o rol das questões que cercam a análise de dados em farmácia. A apresentação de resultados envolve a criação de relatórios, visualizações de dados ou outros formatos que ajudam a transmitir as descobertas de forma compreensível.

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Crédito da imagem: iStock.com/Martin-dm

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