12 de janeiro de 2021

Bem-estar para os clientes, mais vendas para sua farmácia

Bem-estar para os clientes, mais vendas para sua farmácia

Com a pandemia da covid-19, a busca dos consumidores por autocuidado e bem-estar acabou aumentando. E o verão também traz essa preocupação com o corpo, ótima oportunidade para incrementar as vendas da farmácia logo no começo do ano. 

Rogério Lima, professor do Núcleo de Varejo da ESPM e VP de Conteúdo e Consultoria do Retail Farma Brasil, explica que a amplitude de categorias envolvidas em bem-estar e saúde é enorme e essa mudança comportamental está diretamente ligada aos impactos nesses segmentos relacionados.

Com isso, alguns setores estão desempenhando um papel significativo como: vitaminas, minerais e suplementos, diretamente impactada com forte movimentação, passando a ser a primeira categoria em vendas em 2020 dentro de todo o universo OTC.  

“Esse segmento simboliza muito o tema PREVENÇÃO, o que traduz essa nova demanda de bem-estar e saúde pelo consumidor. Todos os setores com essa proposta preventiva tiveram ganhos positivos com a pandemia”, acrescenta Rogério. 

O verão no novo normal
Para o professor do Núcleo de Varejo da ESPM e VP de Conteúdo e Consultoria do Retail Farma Brasil, esse “novo” verão terá influências muito importantes. Primeiro em protetor solar, que sofreu uma consequência negativa devido ao isolamento social. Aos poucos as pessoas estarão mais confiantes em sair nas ruas e existe uma vontade contida muito grande na sociedade para voltar a frequentar os lugares ao ar livre, socializar e celebrar. 

“Assim, as categorias relacionadas com a estação terão suas vendas potencializadas, incluindo saúde digestiva, suplementos, hidratantes massivos e dermocosméticos em geral que, seguramente, poderão trazer excelentes resultados para o varejo farma”, alerta Rogério. 

Mais vendas com a estação
De acordo com Rogério, primeiro, é fundamental analisar o mix para verificar se realmente está adequado para atender a esse novo consumidor cada vez mais preocupado e atento com a saúde e bem-estar. Existem muitas inovações presentes hoje no mercado que podem ser exploradas. Segundo, planejar-se para a realização de estratégias promocionais, fazendo escolhas de ações que gerem valor ao público. 
 
“Nem tudo é preço! Promocionar uma categoria é alavancar vendas e rentabilidade, com bons insights de aumento de sell out que seus fornecedores poderão contribuir. E finalizo com atendimento. Tenha uma equipe bem preparada para esse período. Um time motivado e preparado é capaz de ser um grande diferencial para seu negócio”, conclui.
 
Categorias em alta em 2020: abasteça seu PDV
Segundo dados do Painel de Dados de Mercado da Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o segmento de cuidados com a pele adulta para mãos, pés e unhas cresceu 143%; produtos de cuidados com pele do rosto 19%, com destaque para as máscaras de tratamento facial, que tiveram um crescimento de 104%. Já cuidados com a pele do corpo cresceu 12%, sendo os esfoliantes corporais o grande destaque, apresentando uma alta de 166% no acumulado de janeiro a julho de 2020, quando comparado com o mesmo período de 2019, em vendas ex-factory.
 
Para o presidente-executivo da entidade, João Carlos Basilio, por conta da pandemia, não só os hábitos de higiene foram intensificados, como alguns novos foram adquiridos, principalmente no período de isolamento social, e isso se reflete no consumo de produtos de cuidados com a pele observados ao longo dos últimos meses de 2020.
 
Sua loja está preparada para o verão? Mesmo com a covid-19 é possível ampliar as vendas. Não perca tempo, abasteça seu estoque agora mesmo com a ANB Farma. Temos ótimas ofertas para este início de ano, aproveite. 

Crédito da imagem: x-reflexnaja - iStock

Compartilhe: