Menos exposição à luz solar – e, por consequência, menor
produção de pigmento por parte das células produtoras de melanina –, e banhos
muito quentes. Essas práticas comuns do inverno naturalmente atingem os
cabelos, deixando-os mais frágeis, ressecados e quebradiços. Adicionalmente, a
compensação com o abuso de secadores, cremes e leave-in que podem causar
irritações no couro cabeludo.
O passo seguinte é a procura por produtos que preservem e cuidem
dos fios, sendo mais recomendados os que possuem ações nutritiva, umectante,
antirressecamento e hidratante, de acordo com a técnica capilar da Elisafer
Cosmetics, Márcia Fabiana. “Como estratégia para receber os clientes, indico
treinar um funcionário para esclarecer dúvidas e prover orientações da melhor
maneira possível”, introduz.
Além disso, como nas demais categorias, aumentar os canais de
divulgação, trabalhar as redes sociais com ofertas exclusivas, direcionar o
público para as ofertas e trabalhar com preços especiais e ofertas
personalizadas são estratégias certeiras mais aumentar o faturamento do PDV a
partir dos itens para cabelos.
Exposição chamativa
Com a troca natural dos produtos de primavera/ verão pelos de
outono/ inverno nas prateleiras das farmácias e o aumento da procura, é preciso
destacá-los, de forma limpa e organizada, e investir em pontos extras. “A
frente e o centro da loja e a área frontal do caixa são ótimas escolhas, porque
dificilmente o cliente passará por essas regiões sem dar aquela olhadinha
básica. Então, serão três oportunidades para encantá-lo com a exposição de
produtos. Venda garantida!”, destaca.
Realizar promoções, confeccionar informativos sobre a
importância de, com o uso de determinados produtos, prevenir os danos que o
frio pode causar nos fios e ter colaboradores capacitados e orientarem adequadamente
os interessados são boas recomendações para movimentar o estoque.
Orientar para a melhor escolha
De acordo com a especialista, entender o que o cliente deseja e
necessita é fundamental. Perguntar e analisar as condições dos fios, o que o
consumidor utiliza nos cabelos e quais procedimentos realiza, se faz algum
tratamento e se toma algum medicamento são tópicos de suma importância. No fim
do atendimento, o farmacêutico terá informações suficientes para indicar o
produto mais adequado.
Quando o shopper vai em busca de um único item para levar para a
casa, cabe ao profissional também orientá-lo sobre os benefícios de adquirir os
demais produtos daquela mesma linha para o uso conjunto em vista de um
resultado mais adequado. “A venda casada em produtos capilares é muito comum.
Perto de um shampoo, por exemplo, ficam expostos os outros produtos da linha,
como condicionadores, máscaras e leave-ins. Aproveitamos para explicar ao
cliente a maior eficácia que terá ao utilizar a linha completa e mostramos
exemplos de como o cabelo pode ficar”, exalta Márcia. Produtos de linhas
diferentes, mas que se complementem, também podem ser indicados pelos
profissionais da farmácia.
ANB Farma disponibiliza linhas completas para o tratamento de
danos em cabelos de todos os tipos. Aproveite esta variedade para abastecer o
estoque do seu PDV!