Não tem jeito, o Dia das Mães é uma das
principais datas que movimenta qualquer tipo de varejo e o canal farma não fica
de fora.
Segundo Regina Blessa, palestrante,
consultora de varejo e autora do livro Merchandising Farma, alguns filhos se
esquecem de comprar uma lembrança e a farmácia é capaz de ajudá-los a lembrar e
a resolver rapidamente. “É uma questão de ocasião, a loja pode aumentar muito o
seu faturamento se estiver preparada para a data”, adiciona Regina.
A consultora ainda ressalta que tudo o que
for relacionado à beleza e aos cuidados pessoais podem estar ligado às mães o
que comprova o quanto o PDV é um local apropriado para a adquirir os presentes.
E muitas pessoas pretendem comprar perfumes e
cosméticos nesse Dia das Mães. Com a proximidade da data, o Google apresentou
sua tradicional pesquisa sobre o comportamento de consumo dos brasileiros
(Google Consumer Survey - ferramenta de pesquisa online - e dados de buscas) a
qual mostrou que a maior parte dos entrevistados têm a intenção de presentear
com esses itens. O levantamento também apontou que o consumidor começa a
pesquisar cerca de um mês antes da ocasião, sendo que o pico por presentes
acontece uma semana antes da data.
Prepare sua loja e
arrase nas vendas no Dia das Mães
De acordo com Regina, no Dia das Mães, os
dermocosméticos, maquiagens, produtos emagrecedores, itens para os cabelos,
perfumes, sabonetes finos e kits de tratamento devem estar no mix do
estabelecimento. Além disso, a consultora lembra das mães idosas que podem
precisar de bengalas e dos aparelhos para medir glicemia, por exemplo.
Quando o assunto é a exposição, a consultora
ensina que as categorias normais e os pontos naturais não devem ser mudados, portanto,
vale investir nas pontas de gôndola e em mesas extras dispostas nos corredores
para criar pontos adicionais com mercadorias relacionadas ao Dia das Mães e
kits com preços atraentes. “Nos pontos extras, é interessante apostar em uma
quantidade maior de artigos para chamar a atenção. Onde houver espaço livre é
possível fazer uma boa exposição”.
Sobre
os kits, Regina informa que podem ser elaborados com grupos de produtos ou com
itens + algum presente (nécessaire, por exemplo) feitos no próprio estabelecimento
ou por um fabricante.
A vitrine e o checkout também precisam fazer
parte da comunicação para o Dia das Mães. Uns dias antes da data, a consultora
recomenda colocar perto dos caixas os kits em uma cesta ou com celofane (que
seja visível) com o valor bem grande para atrair a atenção, pois essa ação
lembra os clientes do dia. Já na vitrine, é válido incluir um cartaz chamativo
para alertar a respeito da comemoração.
“Se a loja costuma seguir o calendário promocional, é importante fazer
parcerias com seus principais fornecedores e pedir auxílio para montar uma
farmácia vendedora e promocional”, finaliza Regina.
Veja
mais insights encontrados na pesquisa do Google sobre o comportamento de
consumo dos brasileiros para o Dia das Mães (1)
- 72% dos usuários de internet celebram o Dia das Mães;
- As buscas por termos relacionados a data crescem em
média +51% ao ano e mais rápido que por outras datas como Dia das Crianças,
Pais e Namorados;
- 46% das pessoas que não compraram em 2017
irão comprar em 2018;
- As pessoas que serão presenteadas são tão
diversas quanto as famílias brasileiras: 17% dos entrevistados afirmam que
presentearão esposas, 15% avós e 14% sogras. As filhas também serão agraciadas
(5%).
(1) Google
Consumer Survey - ferramenta de pesquisa online - e dados de buscas
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principais marcas e categorias do mercado para você arrasar nas vendas.
Desejamos um feliz dia para todas as mães!