Uma das datas comemorativas que mais movimentam o comércio brasileiro, o Dia dos Namorados pode ser ideal para alavancar as vendas da sua farmácia
Uma prática essencial que deve ser adotada pelas farmácias é ter um calendário com campanhas voltadas ao público-alvo e que atendam às principais movimentações comerciais, como é o caso do Dia dos Namorados, que acontece anualmente em 12 de junho.
As campanhas ajudam a alavancar expressivamente as vendas, e se preparar para atender os clientes e vender mais nesta data comemorativa pode ser um diferencial lucrativo que fará a diferença para o PDV. Essas ações e promoções fidelizam clientes e expandem as possibilidades de consumo para o público no varejo farmacêutico.
Conforme relata uma pesquisa de 2021 feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, perfumes, cosméticos e maquiagens ficam em segundo lugar entre as preferências para o Dia dos Namorados.
Entre os itens mais procurados para a data estão roupas (39%, com aumento de 10 p.p. na comparação com 2019); seguidas dos perfumes, cosméticos e maquiagem (25%, com crescimento de 7 p.p.); completando o pódio de presentes, estão lingeries e peças íntimas (19%).
Segundo a análise confirma, portanto, a categoria de beleza é destaque em preferência, especialmente pelos valores mais acessíveis. Esses produtos estão presentes nas prateleiras das drogarias, e farão a diferença caso bem trabalhos neste período.
De fato, não só para as farmácias, mas para o mercado em geral, o Dia dos Namorados traz uma grande expectativa para movimentações comerciais. Assim, adotar algumas práticas para o PDV nesta época é essencial. Confira cinco dicas para vender mais na data:
Deixe o ambiente temático
Decorar a farmácia com elementos que remetam à data é um chamariz para os clientes. Além de dar um clima mais apropriado para o PDV e deixá-lo mais chamativo, uma boa decoração lembra os clientes sobre a aproximação da celebração, incentivando uma compra.
Ofereça vale-presentes
Os vale-presentes são destaques comerciais desde sempre, e podem ser grandes aliados nas datas comemorativas. Úteis, esses presentes são ótimos para aqueles que não sabem exatamente qual produto comprar, garantindo que a empresa não perca a venda por indecisão do consumidor.
Invista nessa estratégia e apresente pré-determinados valores para cada vale, sempre visando alcançar diferentes públicos para que os diversos clientes fiquem satisfeitos com o que podem ou querem gastar.
Faça kits promocionais com produtos ‘tabu’
Kits promocionais e kits de presente para o Dia dos Namorados com combinações de diferentes produtos são grandes alternativas para movimentar as vendas. Faça kits que possam atender as necessidades tanto individuais como também o casal.
Uma ideia diferenciada é apostar em itens vistos como “tabu” pela sociedade, tais como lubrificantes, camisinhas, entre outros produtos essenciais para a saúde sexual do casal. Assim, será possível apresentar um kit útil e inovador, que vai surpreender os clientes.
Crie uma identidade visual especial
Não apenas decorar o PDV é importante, mas ter um landing page no site com itens que estão relacionados à data comemorativa, como kits de beleza e autocuidado, fazem a diferença para alavancar as vendas durante esse período. Folders temáticos (on e offline) também são grandes opções.
Destaque produtos mais vendidos, exponha ofertas especiais, aposte em sorteios e, até mesmo, buque se aproximar dos clientes a partir de textos ou histórias românticas voltadas à comemoração.
Sorteios
Fazer sorteios para agradar os apaixonados pode alavancar os seguidores das redes sociais e criar uma relação mais sólida com os clientes. Para aumentar a visibilidade da farmácia, também é possível apostar em uma parceria com um restaurante ou alguma diferente empresa para um sorteio em conjunto, garantindo experiências diferenciadas aos consumidores.
Fonte: https://site.cndl.org.br/92-milhoes-de-consumidores-devem-presentear-no-dia-dos-namorados-aponta-pesquisa-cndl-spc-brasil/