O Dia Mundial da Saúde foi
instituído para conscientizar a população sobre os aspectos da saúde. Como
estabelecimento voltado para a saúde, as farmácias têm uma função especial de
auxiliar nessa tarefa, já que geralmente é o primeiro local onde o paciente
procura por ajuda para solucionar o problema.
De acordo com a Dra. Maria
Aparecida Nicoletti, farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária –
FARMUSP, tanto para o profissional, quanto para o estabelecimento o Dia Mundial
da Saúde são todos os dias do ano. Isso é por causa da função do serviço que
eles prestam para a comunidade, de disponibilizar um conjunto de atividades
organizadas em um processo de trabalho que contribui para prevenção de doenças,
promoção e recuperação da saúde do indivíduo.
“Disponibilizar ações/serviços ‘em
um dia’ não deve ser a proposta, porque a farmácia precisa ser vista como uma
unidade de prestação de serviços destinada a oferecer assistência e orientação
sanitária individual e coletiva visando diariamente a qualidade de vida dos
usuários”, explica Dra. Maria Aparecida. Mesmo que as ações básicas e mais
importantes já sejam realizadas em uma base diária, a Dra. Maria entende que, um
dos maiores diferenciais que as lojas pode oferecer é a humanização do
atendimento, acolhendo seus consumidores, ouvindo e orientando de acordo com
suas necessidades.
Serviços que a farmácia pode prestar para a população
A Dra. Maria Aparecida ressalta
que os serviços farmacêuticos têm como finalidade fornecer informação para a
prática do cuidado e monitoramento da terapia medicamentosa, portanto, não é considerado
como um diagnóstico.
A doutora ainda menciona que,
além das atividades tradicionais, a farmácia pode prestar alguns outros
serviços. Geralmente, para atender as necessidades de saúde do paciente, da
família e da comunidade, como rastreamento em saúde, educação, manejo de
problemas de saúde autolimitados, dispensação, monitorização terapêutica de
medicamentos, conciliação dos remédios, revisão da farmacoterapia, gestão da
condição de saúde, entre outros.
“Durante o atendimento, podem ser
realizadas várias atividades as quais contribuem para a prevenção de doenças,
promoção e recuperação da saúde, e para o bem-estar das pessoas como, por
exemplo, pequenos curativos, boa exposição dos produtos, organização da rotina
diária do tratamento, participação em programas nacionais de imunização,
avaliação antropométrica, medicação de pico de fluxo respiratório, verificação
de sinais vitais entre outros” especifica.
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