05 de agosto de 2021

Dia Nacional da Saúde e da Farmácia: cuidados com a saúde é uma responsabilidade de todos

Dia Nacional da Saúde e da Farmácia: cuidados com a saúde é uma responsabilidade de todos

A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do organismo, conquistado no dia a dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação, um bom descanso, alguma atividade física, cuidados com a higiene pessoal, horas de lazer, entre outros fatores.


O Dia Nacional da Saúde, comemorado em 05 de agosto, foi criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em virtude da preocupação que esta instituição tinha em manter o bom estado de saúde mundial da sociedade, orientar e conscientizar sobre os seus problemas. A escolha da data deve-se ao nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.


As ações implementadas nesse dia visam despertar valores relacionados à saúde, cuja definição vai muito além da ausência de doenças, pois está diretamente relacionada à presença de uma autêntica qualidade de vida no cotidiano da população. Ser saudável depende de uma série de fatores físicos e mentais que devem fazer parte da rotina de todos, como uma boa alimentação, privilegiando alimentos frescos em detrimento de alimentos processados e ultraprocessados, ingestão suficiente de água, a prática de atividades físicas, lazer e descanso.


Diante do Covid-19, uma crise que deixará marcas profundas no planeta, o autocuidado definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tem tudo para saltar em relevância, apesar dos desafios para a adesão no dia a dia.



Isso passa pela criação de bons hábitos de higiene, praticar atividade física regularmente; manter uma alimentação balanceada; restringir comportamentos nocivos, como tabagismo e abuso de bebida alcoólica; conhecer o próprio corpo e prestar atenção em sinais estranhos e utilização de medicamentos de forma responsável.



Em tempos de pandemia, é muito importante que cada um aja com responsabilidade, cuidando da sua própria saúde, ou seja, adotando medidas de autocuidado, para que a saúde individual e a do seu próximo sejam preservadas.


Manter as medidas de segurança, como higienização das mãos, uso de máscaras, distanciamento social e se vacinar, é imprescindível.


É importante ressaltar que a saúde não é uma responsabilidade somente dos órgãos governamentais, mas de toda a população. O médico pediatra e presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Dr. Renato Kfouri, lembra que as vacinas derrubaram a mortalidade infantil e aumentaram a expectativa de vida da população e o Dia Nacional da Saúde é uma ocasião especial para destacar a importância das vacinas. “É fundamental saber que aquele produto é capaz de produzir uma resposta protetora e é seguro. O grande desafio é manter as pessoas motivadas a se vacinar mesmo quando as doenças desaparecem.”


Independentemente da vacinação do Covid-19, o calendário vacinal normal não pode ser esquecido e as farmácias podem fazer esse reforço junto à população. Segundo informa o Dr. Kfouri, as vacinas vão continuar sendo a ferramenta principal de prevenção da saúde. “Para o pós-Covid, tem muita coisa vindo aí. A vacina da dengue, da meningite, para outros vírus respiratórios, é uma evolução da vacina do Covid. Temo o desenvolvimento da tecnologia de RNA mensageiro, que é uma tecnologia nova para Covid, pode ser que seja útil para outras vacinas também e as vacinas com código genético, que é outra tecnologia.”


Dia Nacional da Farmácia

Também se celebra em 5 de agosto o Dia Nacional da Farmácia como uma forma de homenagear um setor tão intimamente ligado à população.


As atividades relacionadas à farmácia tiveram origem por volta do século X, com as boticas ou apotecas. Nesse período, a medicina e a farmácia eram uma só profissão. Era função do boticário conhecer e curar doenças, além de cumprir uma série de requisitos e ter local e equipamentos apropriados para a preparação e armazenamento de medicamentos. No Brasil, a profissão surgiu no período colonial. O boticário manipulava os produtos de acordo com a farmacopeia e a prescrição médica. Trazido de Portugal pelo governo real, o primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro. O primeiro curso de farmácia foi criado em 1832, no Rio de Janeiro, um ano após a profissão ser regulamentada.


A partir de 1950, a sociedade passou a dispor dos serviços das farmácias e da qualificação do farmacêutico. Em 1961, foi criado o Conselho Federal de Farmácia (CFF), que tem como função inscrever os profissionais, registrar as empresas, fiscalizar o exercício das atividades farmacêuticas e zelar pela integridade profissional.


O farmacêutico está atrás do balcão vendendo, e a ideia da profissão não é essa, mas sim de alguém que orienta o melhor tratamento que envolve medicamento. É uma evolução, porque a população quer um farmacêutico mais atuante, não apenas uma ligação entre médico e paciente.


Dados do CFF afirmam que o número de farmacêuticos no Brasil está em torno de 220 mil profissionais que atuam em 160,6 mil empresas e estabelecimentos da área farmacêutica do País, além de 637 instituições de graduação na área.


De acordo com a Lei 13.021/14 trouxe transformações importantes para o setor, já que evidenciam cada vez mais o papel da farmácia como um estabelecimento de saúde. Em vez de um comércio comum, “uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva” (artigo 3º).


Em tempos de pandemia, o profissional farmacêutico ganha relevância inestimável, por cuidar da saúde da população, por ser o primeiro ponto de contato com a população no esclarecimento de dúvidas e dispensação de produtos que aliviam, tratam ou curam.


Farmácias no pós-pandemia

Há uma grande expectativa em todas as áreas de como será a volta após o término da pandemia. Ninguém tem uma resposta definitiva, mas é possível fazer algumas previsões. 


O varejo tende a voltar "ao normal" depois da pandemia? É difícil definir “normal” com este período longo repleto de mudanças no comportamento de compra e de consumo. 


De acordo com cofundador da Inteligência360º, Olegário Araújo, temos diferentes “Brasis” e cada um desses “Brasis” experienciou a pandemia de uma forma distinta. Segundo ele, o retorno de forma massiva para as lojas fará com que farmácias se deparem com um consumidor mais informado, mais exigente e menos tolerante. Para aqueles que tiveram uma ótima experiência em uma loja virtual, vai transferir essa expectativa para a loja física. “É provável que esse shopper retorne valorizando mais o tempo e a loja, especialmente nas categorias de autosserviço, terão de entregar muito mais que o preço, mais foco na entrega e na experiência que faça sentido e valorize o tempo, um recurso muito importante.”


Segundo ele, normal continuará sendo ter um atendimento superior e que a relação valor/benefício faça sentido. “Trata-se de um consumidor mais exigente e com mais opções. Normal será a busca constante pela integração do ‘off’ com o ‘on’ porque esse consumidor se tornou mais digital com a pandemia.”


Araújo diz ainda que muitas pessoas voltarão para as lojas com muita preocupação com a saúde física e mental. “É provável que um grupo de consumidores continuará preocupado com este tema. Seja pela perspectiva de proteção ou porque simplesmente a vida poderá estar mais estressante, de outras perspectivas. Dependendo do perfil do público da loja, há uma preocupação maior com as questões sociais e ambientais.


No retorno das atividades, em sua totalidade, as lojas precisam levar em consideração, em primeiro lugar, a saúde física e mental da população. O especialista acredita que seja provável que um grupo de consumidores continue preocupado com esse tema. 


“Atrair e manter clientes implica em conhecê-los e saber o que é importante para cada um dos grupos. As pessoas querem ser reconhecidas enquanto seres humanos e interagir pelos canais adequados. É importante facilitar a vida das pessoas em um mundo que ficará mais acelerado conforme a tecnologia avança. A atuação massificada, atendendo todos de forma idêntica tende a ser cada vez menos eficiente. Entender o perfil do consumidor seja no on-line e físico é fundamental”, finaliza.


A ANB está de olho em toda a movimentação e novas tendências para te auxiliar na retomada plena da melhor forma possível! Conte sempre com a nossa equipe!
 


Crédito da imagem: iStock

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