17 de dezembro de 2018

Mais vendas para a sua farmácia no Natal

Mais vendas para a sua farmácia no Natal

Apesar das farmácias não possuírem muitos produtos relacionados com as aquisições do Natal, a data deixa os consumidores mais animados e propensos a compra. Assim, o canal farma pode aproveitar a época para desenvolver estratégias para conquistar clientes e ampliar as vendas, conforme explica Tatiana Ferrara Barros, farmacêutica e consultora especialista em varejo.   

Segundo a consultora, é preciso realizar um planejamento para o período, manter as gôndolas abastecidas, com boa exposição, e um mix adaptado à ocasião. Para atrair uma nova clientela especificamente, Tatiana explica que é necessário fazer divulgação do comércio para o público externo.   

“Existem algumas categorias vendidas nos PDVs que podem ser utilizados como presentes, em especial os kits de cosméticos. Dessa forma, a loja deve verificar quais artigos são mais favoráveis para serem dados como um presente e inseri-los no mix. Deixar alguns kits montados também é uma ação interessante, efetuando uma apresentação que faça com que as pessoas pensem em presentear. Vale salientar que a grande maioria não entrará no estabelecimento com a intenção de adquirir um presente. Por isso, essa sugestão tem que ser dada por meio da exposição e dos próprios colaboradores”, adiciona Tatiana.   

De olho no sortimento 
Além das categorias de HB e dermo cujos itens podem ser dados como presentes no Natal, ainda temos o período de férias e passeios os quais englobam o uso de diversos segmentos como OTC, primeiros socorros, proteção solar entre outros.   

Diante da variedade de mercadorias em destaque nessa época do ano, a elaboração de um sortimento assertivo é fundamental para evitar as temidas rupturas. Para Tatiana, a farmácia precisa entender quem é o seu público e quais são as linhas e tipos de produtos mais procurados. Outro ponto ressaltado pela consultora é dar atenção à sazonalidade, analisando quais artigos têm mais saída.   

“É válido criar um ambiente de Natal, férias, viagem ou verão, escolhendo um dos temas para decorar a loja fazendo com que o consumidor entre no clima das festas de fim de ano, sinta prazer em estar no PDV e passe mais tempo realizando suas aquisições, ou seja, comprando mais”, acrescenta a farmacêutica.   
 
Aposte nos kits para presentes e amplie suas vendas 
De acordo com Tatiana, existem vários kits que já estão prontos e devem ser utilizados, além daqueles que podem ser montados. Nesse segundo caso, basta realizar um embrulho para dar ideia de presente ou ainda incluir os produtos em caixas.   

Veja algumas opções de kits para presentes e monte-os em sua farmácia: 
- Pincéis + sombras + rímel + blush; 
- Shampoo + condicionador + sabonetes de marcas diferenciadas; 
- Hidratante + esfoliante + sabonete líquido.

“Uma observação muito importante é colocar sempre o valor do kit e não deixar os itens que estão dentro precificados, pois caso algum artigo esteja com etiqueta de preço, o cliente pode entender que é o valor do kit e, com base na legislação, poderá exigir que esse seja o preço final. Outro motivo é pela questão da venda. A pessoa, ao ter que perguntar o valor para um atendente, perde o impulso de compra, desfavorecendo a saída da mercadoria”, finaliza a farmacêutica e consultora especialista em varejo.   

E lembre-se: na ANB Farma você encontra tudo o que a sua farmácia precisa para vender muito no Natal.  

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