Apesar das
farmácias não possuírem muitos produtos relacionados com as aquisições do
Natal, a data deixa os consumidores mais animados e propensos a compra. Assim,
o canal farma pode aproveitar a época para desenvolver estratégias para
conquistar clientes e ampliar as vendas, conforme explica Tatiana Ferrara Barros, farmacêutica e consultora especialista em varejo.
Segundo a
consultora, é preciso realizar um planejamento para o período, manter as
gôndolas abastecidas, com boa exposição, e um mix adaptado à ocasião. Para atrair
uma nova clientela especificamente, Tatiana explica que é necessário fazer
divulgação do comércio para o público externo.
“Existem algumas categorias vendidas nos PDVs que podem ser utilizados
como presentes, em especial os kits de cosméticos. Dessa forma, a loja deve
verificar quais artigos são mais favoráveis para serem dados como um presente e
inseri-los no mix. Deixar alguns kits montados também é uma ação interessante,
efetuando uma apresentação que faça com que as pessoas pensem em presentear. Vale
salientar que a grande maioria não entrará no estabelecimento com a intenção de
adquirir um presente. Por isso, essa sugestão tem que ser dada por meio da
exposição e dos próprios colaboradores”, adiciona Tatiana.
De olho no sortimento
Além das
categorias de HB e dermo cujos itens podem ser dados como presentes no Natal, ainda
temos o período de férias e passeios os quais englobam o uso de diversos
segmentos como OTC, primeiros socorros, proteção solar entre outros.
Diante da
variedade de mercadorias em destaque nessa época do ano, a elaboração de um
sortimento assertivo é fundamental para evitar as temidas rupturas. Para
Tatiana, a farmácia precisa entender quem é o seu público e quais são as linhas
e tipos de produtos mais procurados. Outro ponto ressaltado pela consultora é
dar atenção à sazonalidade, analisando quais artigos têm mais saída.
“É válido criar um ambiente de Natal, férias, viagem ou verão,
escolhendo um dos temas para decorar a loja fazendo com que o consumidor entre
no clima das festas de fim de ano, sinta prazer em estar no PDV e passe mais
tempo realizando suas aquisições, ou seja, comprando mais”, acrescenta a
farmacêutica.
Aposte nos kits para presentes
e amplie suas vendas
De acordo com Tatiana, existem vários kits que já estão prontos e devem
ser utilizados, além daqueles que podem ser montados. Nesse segundo caso, basta
realizar um embrulho para dar ideia de presente ou ainda incluir os produtos em
caixas.
Veja algumas opções de kits para presentes e monte-os em sua farmácia:
- Pincéis + sombras + rímel + blush;
- Shampoo + condicionador + sabonetes de marcas diferenciadas;
- Hidratante + esfoliante + sabonete líquido.
“Uma observação muito importante é colocar sempre o valor do kit e não
deixar os itens que estão dentro precificados, pois caso algum artigo esteja com
etiqueta de preço, o cliente pode entender que é o valor do kit e, com base na
legislação, poderá exigir que esse seja o preço final. Outro motivo é pela
questão da venda. A pessoa, ao ter que perguntar o valor para um atendente, perde
o impulso de compra, desfavorecendo a saída da mercadoria”, finaliza a farmacêutica e consultora especialista em varejo.
E lembre-se: na
ANB Farma você encontra tudo o que a sua farmácia precisa para vender muito no
Natal.