Novembro é o mês dedicado à saúde masculina e ao diabetes, sinalizado nas cores azul e laranja para conscientizar sobre a prevenção e controle dessas doenças.
Nas farmácias, essas campanhas são uma excelente oportunidade para atrair a atenção dos clientes, promover produtos voltados à saúde masculina e ao controle da glicemia.
Câncer de próstata: incentive os clientes a cuidarem da saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.
A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Incidência maior também nos estados onde o acesso da população aos médicos e às tecnologias diagnósticas são mais fáceis.
É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
As chances de cura são muito maiores quando diagnosticado precocemente. E nessa missão, temos um papel importante em disseminar informações, sugerindo aos consumidores que realizem exames preventivos, como o PSA e o toque retal, especialmente para homens a partir dos 50 anos (ou 45, no caso de histórico familiar).
Destacamos como o farmacêutico pode engajar o público e oferecer o suporte necessário em prol da saúde masculina.
- Expor cartazes e folhetos informativos sobre a importância do Novembro Azul e incentivar exames preventivos;
- Destacar suplementos vitamínicos, como complexos de vitaminas que ajudam a reforçar o sistema imunológico, e produtos específicos para a saúde masculina.
- Orientar sobre hábitos saudáveis, como manter uma dieta balanceada e praticar atividade física, que também contribuem para a prevenção do câncer de próstata.
Orientações no controle do diabetes
O diabetes é uma condição cada vez mais comum, e o controle adequado é fundamental para prevenir complicações graves. Em novembro, é importante destacar a relevância do monitoramento regular da glicemia e dos cuidados com a alimentação e o exercício físico.
Dados divulgados na décima edição do Atlas do Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês), mostram que 537 milhões de pessoas têm diabetes no mundo. Entre 2019 e 2021, houve um aumento de 74 milhões de casos. Tenha os produtos certos e invista nas orientações adequadas de forma clara e objetiva.
- Disponibilize monitores de glicose e insumos para o autocuidado em locais visíveis, incentivando a rotina de controle.
- Sugira medicamentos para controle glicêmico e suplementos que auxiliem no metabolismo da glicose, como o picolinato de cromo e a biotina, sempre com orientação farmacêutica.
- Ofereça informações sobre dieta e atividades físicas, orientando como manter uma alimentação adequada e incentivando o movimento, o que ajuda no controle do diabetes e na saúde geral.
Displays e prateleiras para utilizar durante as campanhas
Listamos alguns produtos que podem ser destacados neste período.
1. Multivitamínicos para homens Auxiliam na reposição de nutrientes essenciais e fortalecem o sistema imunológico.
2. Suplementos para controle glicêmico, como picolinato de cromo e ômega-3Contribuem para o equilíbrio da glicose e a saúde cardiovascular.
3. Produtos para o monitoramento de glicose, como glicosímetros e tiras reagentes, essenciais para quem já convive com o diabetes.
4. Acessórios para prática esportiva e bem-estar
Faixas elásticas e pequenos equipamentos que incentivam a prática de atividade física, melhorando o controle do peso e o metabolismo.
Para tornar o Novembro Azul e Laranja mais impactantes na farmácia, considere iniciativas como promoções especiais de produtos relacionados à campanha, programas de pontos ou descontos em compras de monitores de glicose e suplementos e consultoria breve com farmacêutico para tirar dúvidas sobre prevenção e cuidados com a saúde masculina e no controle da glicemia.
Promover campanhas de conscientização fortalecem seu negócio como um ponto de apoio à saúde masculina e aos pacientes com diabetes, aumentando o fluxo de clientes e contribuindo para um impacto positivo na comunidade.